bannerfull

Akatu e Braskem lançam conteúdo educativo sobre uso consciente do plástico

#DoPlásticoAoPlástico traz atividades pedagógicas, vídeos e infográficos online gratuitos para auxiliar a aprendizagem de professores e estudantes.

16 de março - 2021 às 13h11
Akatu-e-Braskem-lanam-contedo-educativo-sobre-uso-consciente-do-plstico

ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo

Dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor - data que marcou os 20 anos de atividades do Instituto Akatu, a principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente lança um novo conteúdo didático em parceria com a Braskem. “Do Plástico ao Plástico” estará disponível como um novo percurso no Edukatu, plataforma online e gratuita de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade de autoria do Akatu. O objetivo do material é auxiliar professores e estudantes do Ensino Fundamental I e II na aprendizagem sobre a importância do consumo consciente do plástico. 

O conteúdo didático reúne infográficos, animações, vídeos e uma série de atividades pedagógicas para sensibilizar e mobilizar alunos e professores a reduzirem a geração de resíduos plásticos por meio de suas escolhas de consumo. O material inclui vídeos e infográficos que trazem um novo olhar sobre o plástico, apresentando os impactos do consumo, mas também informações que permitem escolhas mais conscientes e sustentáveis. “Do Plástico ao Plástico” aborda conceitos como economia circular, ciclo de vida do plástico, destinação adequada de resíduos, reciclagem, plástico de origem renovável e plástico biodegradável, além de trazer uma série de informações atualizadas sobre os impactos do consumo de plástico para as pessoas, a sociedade, a economia e o planeta. 

“Ao mesmo tempo em que o plástico trouxe inovações importantes para todos nós, seu uso intensivo, associado ao descarte inadequado, gera uma grande quantidade de resíduos e causa impactos ambientais negativos”, destaca Denise Conselheiro, gerente de Educação do Instituto Akatu. “Portanto, é essencial incentivarmos a adoção de hábitos mais sustentáveis, como consumir apenas o necessário, reutilizar embalagens e promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados”.
 


“Na Braskem, acreditamos que a educação é o melhor caminho para capacitar a sociedade sobre o uso adequado e o consumo consciente do plástico. A parceria com o Instituto Akatu é mais uma das nossas iniciativas para promover conteúdos educativos que estimulem as novas gerações a construírem um caminho mais sustentável. Por meio dessa nova trilha de aprendizagem, será possível conscientizar os estudantes sobre a importância do plástico e todas as suas possibilidades, desde a produção até o descarte e futuro retorno para o ciclo de vida”, comenta Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. 

Por meio dos percursos do Edukatu, professores de todo Brasil têm acesso a informações, dicas e materiais de apoio para promover atividades escolares dentro ou fora da sala de aula. O objetivo é envolver estudantes com temas relacionados à sustentabilidade e ao consumo consciente nas práticas do dia a dia, para que eles sigam o caminho de protagonistas nas mudanças que querem ver no mundo. Em sete anos de existência, a plataforma educativa gratuita do Akatu, apoiada pela Braskem, já soma mais de 350 mil pessoas impactadas, sendo mais de 130 mil alunos, 13 mil professores e 5,7 mil escolas cadastradas. O novo percurso, “Do Plástico ao Plástico”, está disponível em www.edukatu.org.br desde 15/03.

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021