bannerfull

Após processo eleitoral, Prefeitura de Irecê demite em massa

Secretário promete mais exonerações para ‘enxugar’ a folha e prefeito nega uso da máquina em campanhas eleitorais.

11 de novembro - 2014 às 20h23
Aps-processo-eleitoral-Prefeitura-de-Irec-demite-em-massa

Com informações do Bocão News

Desde agosto, a Prefeitura de Irecê começou a efetivar cortes em cargos comissionados e em contratos de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e intensificou o processo de demissões após o período eleitoral.  Embora o secretário municipal de Planejamento e Administração, Francisco Barbosa, em entrevista ao Bocão News, não soubesse precisar o número de exonerados, nos bastidores da Câmara Municipal estima-se que algo em torno de 200 pais e mães de família perderam seus sustentos. De acordo com o titular da pasta municipal, as demissões aconteceram após a análise das receitas e despesas da prefeitura e foram necessárias para que a administração honre todos os compromissos que foram firmados.  Mesmo com os cortes já feitos, a perspectiva para os próximos meses, não é das mais otimistas.

“Sempre cumprimos todos os nossos compromissos e a Prefeitura de Irecê tem essa marca. Enxugar a máquina tornou-se necessário para que continuemos honrando tudo o que foi acordado. O segundo semestre do ano para as finanças é quase sempre melhor do que o primeiro. Dezembro é melhor do que novembro, que é melhor que outubro, que é melhor que setembro. Verificamos que de setembro para outubro houve uma piora e, diante da situação, percebemos as necessidades dos cortes. A previsão é de que nos próximos meses, se o quadro continuar desta forma, mais demissões irão acontecer”, avaliou Francisco Barbosa.

Já para o líder da bancada da oposição na Câmara Municipal de Irecê, vereador Pascoal Martins (PCdoB), não há planejamento nem transparência da gestão do prefeito Luizinho Sobral. “Redas da gestão anterior, que poderiam ser renovados, foram desfeitos. Não sabemos ao certo o número de trabalhadores que foram demitidos porque a prefeitura não divulga no Diário Oficial. Estão dizendo que a folha está inchada, mas o estranho é que só perceberam isso agora, após as eleições. Oficialmente, nada foi dito até agora, apesar de estarmos batendo insistentemente nesta tecla na Câmara.  Agora, eles estão demitindo desta forma o que demonstra uma total falta de planejamento ou mesmo uma falta de vontade de fazer o correto. Estão descendo a madeira no povo”, criticou Pascoal Martins.

Caça às bruxas e uso de verba pública em campanha

O comunista ainda ironizou os votos recebidos pelos candidatos apoiados por Luizinho Sobral, deputado estadual Bruno Reis (PMDB) e deputado federal eleito João Carlos Bacelar (PTN). “Aqui na cidade, a conversa é de que Bruno Reis e João Carlos Bacelar foram apoiados, inclusive, financeiramente pela prefeitura. Mais do que isso, a conversa é que Luizinho investiu alto, está extremamente insatisfeito com a quantidade de votos que eles tiveram no município e está realizando uma verdadeira caça às bruxas na administração para descobrir de quem foi o erro da votação abaixo do que ele esperava. Ele está chateado porque foi mal com todo mundo que ele apoiou, de presidente a deputado estadual”, alfinetou Pascoal Martins.

Em contato com a reportagem do Bocão News, o prefeito Luizinho Sobral negou qualquer ajuda financeira às campanhas dos deputados eleitos. “Não gastei dinheiro público na campanha de ninguém até porque isso é ilegal. Não prometi voto a ninguém e não existe nada disso. Estou satisfeitíssimo com a quantidade de votos que receberam em Irecê os candidatos que apoiei. Tiveram votos até demais”, garantiu.
 


Bruno Reis, apoiado por Sobral, foi o terceiro deputado estadual mais votado no município com 4005 votos. Ficou atrás de Zé das Virgens, ex-prefeito de Irecê e desafeto de Luizinho Sobral, que obteve 6.651 votos e “Militão” Dourado (PRB), fundador do PT em Lapão, com 4.386 votos. Já João Carlos Bacelar ficou na segunda posição entre os candidatos a deputado federal em Irecê, com 2.743 votos. Superado somente pelo petista Caetano, que fez dobradinha com Zé das Virgens, e alcançou 3.537 votos no município.

Clique AQUI e leia matéria original, assinada pelo jornalista Marivaldo Filho!  

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024