bannerfull

Baiana System, Luedji Luna, Orquestra Afrosinfônica estão entre os indicados ao 22º Grammy Latino

Caetano Veloso, Yamandu Costa, Marcelo D2, Emicida e Zé Manoel estão também entre os selecionados. Saiba mais!

07 de outubro - 2021 às 10h13
Baiana-System-Luedji-Luna-Orquestra-Afrosinfnica-esto-entre-os-indicados-ao-22-Grammy-Latino

El cabong

A Academia Latina da Gravação divulgou a lista de indicados para a 22ª edição do Grammy Latino, que ocorrerá no dia 18 de novembro, premiando obras lançadas entre 1º de junho de 2020 e 31 de maio de 2021. Ao todo, artistas brasileiros somaram 53 indicações. Baiana System, Luedji Luna, Caetano Veloso, Orquestra Afrosinfônica, Emicida e Zé Manoel estão entre os selecionados. Depois de terem ficado de fora na edição de 2020 da premiação, brasileiros aparecem em três das quatro principais categorias do evento. Caetano e Tom Veloso concorrem ao título de Gravação do Ano, com o single Talvez; Nana Caymmi disputa o prêmio de Álbum do Ano, com o disco Nana, Tom, Vinicius; e Giulia Be está entre as indicadas para Melhor Artista Revelação.

Contando com essas indicações, o Brasil aparece doze vezes nas categorias gerais do Grammy Latino, nas quais concorrem artistas de todos os países participantes, com trabalhos que podem ser feitos em outros idiomas que não o português. Parte dessa presença foi assegurada pelo Baiana System, que concorre a Melhor Vídeo Musical Versão Curta com o clipe de Reza Forte, faixa em parceria com BNegão. O disco mais recente do Baiana, OXEAXEEXU, também rendeu outra indicação ao grupo, dessa vez para Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, categoria vencida pela banda no Grammy Latino de 2019 com o álbum O Futuro Não Demora.
 


As outras aparições brasileiras nas categorias gerais ficaram por conta de Cristóvão Bastos e Rogério Caetano, com seu álbum homônimo, Toquinho e Yamandu Costa, com Toquinho e Yamandu Costa – Bachianinha – (Live at Rio Montreux Jazz Festival), e Hamilton de Holanda e Mestrinho, com Canto da Praya – Ao Vivo, concorrendo a Melhor Álbum Instrumental. Antonio Adolfo foi indicado a Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz, com Bruma: Celebrating Milton Nascimento. Hugo Pilger e Ney Fialkow concorrem a Melhor Álbum de Música Clássica, com Cláudio Santoro: a Obra Integral para Violoncelo e Piano. Já na categoria Melhor Álbum de Engenharia de Produção, foram indicados os discos Iceberg, de Priscila Tossan, e, novamente, Bruma: Celebrating Milton Nascimento, de Antonio Adolfo. Para Melhor Vídeo Musical Versão Curta, além do já citado clipe de Reza Forte, também foi indicado o vídeo de Travessia, de Fran, Carlos do Complexo e Bibi Caetano.
 


Nomes da cena baiana marcam as seleções de música em língua portuguesa. O disco Orín, a Língua dos Anjos, da Orquestra Afrosinfônica, concorre na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, da qual também participam os baianos Luiz Caldas e Ivete Sangalo, com os álbuns Sambadeira e Arraiá da Veveta, respectivamente. A cantora e compositora Luedji Luna concorre a Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água. Assim como ela, o pernambucano Zé Manoel aparece entre os indicados, com Do Meu Coração Nu. Representando a cena rap, Emicida e Marcelo D2 foram indicados a Melhor Canção em Língua Portuguesa e Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa, respectivamente, com Mulheres Não Têm que Chorar, parceria entre Emicida e Ivete Sangalo, e Assim Tocam os Meus Tambores, disco lançado por Marcelo D2 em 2020.
 


Compondo as outras indicações das categorias de música brasileira e música em língua portuguesa, aparecem tanto artistas novos, como Barões da Pisadinha, Chico Chico e Tuyo, quanto outros já conhecidos do evento, como Scalene, Nando Reis e ANAVITÓRIA, que foram premiados em edições anteriores. Grandes nomes da MPB e do samba também estão entre os indicados, a exemplo de Zeca Baleiro, A Cor do Som, Elba Ramalho, Martinho da Vila e Paulinho da Viola. Contrariando as expectativas geradas pela entrada do funk na lista de gêneros integrantes da seção de música urbana desta edição do Grammy Latino, nenhum artista brasileiro foi indicado neste campo, assim como na seção geral de pop.

Para acessar a lista dos indicados para o 22º Grammy Latino na íntegra, CLIQUE AQUI. 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024