bannerfull

Baiano descobre método capaz de controlar doença na plantação de batata

Testes indicaram fungos capazes de controlar a sarna comum no cultivo. Aproveite e aprenda receita de batata recheada super fácil!

08 de novembro - 2021 às 11h47
Baiano-descobre-mtodo-capaz-de-controlar-doena-na-plantao-de-batata

SECTI Divulgação / Site Ana Maria Braga

A batata é um dos alimentos mais consumidos do mundo. A hortaliça tem um grande valor econômico no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que o país tem cerca de 100 mil hectares de cultivo e gera mais de 3 milhões de toneladas por ano. A produção de batata mundial sofre com uma doença chamada sarna comum, o que afeta diretamente o preço do produto no mercado. O agrônomo John Porto, junto com sua orientadora de doutorado Tiyoko Nair Hojo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), identificaram o problema nas plantações da Chapada Diamantina. A partir disso, Porto desenvolveu uma pesquisa com o propósito de controlar essa patologia na produção do tubérculo.

A sarna comum causa necrose superficial na Solanum Tuberosum L, mais conhecida como batata inglesa ou batatinha. A doença é causada pela bactéria do gênero Streptomyces, que está presente no solo. Para conter essa patologia, John Porto estudou fungos da espécie Trichoderma longibrachiatum e Trichoderma harzianum e a bactéria Bacillus subtilis. “Testei esses fungos e bactérias para tentar controlar essa doença. Essas necroses se desenvolvem durante o crescimento do tubérculo. A infecção ocorre nos estágios iniciais de formação e vai se desenvolvendo em ‘feridas’ durante o crescimento da batata, tomando toda a superfície ou parte dela”, explica Porto.

Segundo o agrônomo, o estudo utilizou métodos biológicos, diferentes de outros já realizados. “No passado se fazia uso de produtos químicos ou controle de pH. A proposta desse trabalho foi a utilização de produtos biológicos, no caso, microrganismos que competem, parasita ou inibem o desenvolvimento dos microrganismos que causam doenças em plantas. Ainda tem o bônus de causar menor impacto ao meio ambiente e proporcionar alimentos mais saudáveis, sem contaminantes tóxicos”, afirma.

A primeira parte da pesquisa já foi concluída e os resultados preliminares foram positivos. De acordo com John Porto, a doença não afeta a polpa da batata, mas deixa o produto com um aspecto “ferido”, o que tira o valor comercial, por isso, o estudo tem grande importância para os produtores do tubérculo. “A cultura da batata tem uma grande parcela de contribuição no agronegócio brasileiro. Na Chapada Diamantina é responsável pela renda de várias famílias que dependem da atividade. Um problema como a sarna comum, que já proporcionou em alguns casos perda total da produção, pode desencadear sérios problemas como desemprego e êxodo rural”, destaca.

O trabalho teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Também contribuíram com o andamento do projeto, Natalino Shimoyama, da Associação Brasileira da Batata (ABBA), Dra. Suzete Aparecida Destefano, do Instituto Biológico de Campinas, e do Dr. José Magno Queiroz Luz, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).


Batata recheada superfácil Ana Maria Braga
 


Ingredientes: 3 batatas grandes com casca, 100 g de bacon picado, 50 g de cebola picada, 250 g de peito de frango cozido e desfiado (ou presunto, carne moída refogada, linguiça grelhada e picada), 100 g de requeijão cremoso, Cheiro-verde (salsinha e cebolinha) picado a gosto, Parmesão ralado para polvilhar.

Modo de Preparo: 

 
1. Lave bem as batatas e retire uma tampa no sentido do comprimento.
 
2. Disponha na panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo médio.
 
3. Assim que começar a chiar, conte 10 minutos.
 
4. Libere a pressão para abrir a panela, retire as batatas e, com uma colher, cave o miolo (com cuidado para não perfurar). Reserve as batatas e o miolo.
 
5. Frite o bacon na própria gordura em fogo médio até dourar.
 
6. Adicione a cebola e refogue até dourar.
 
7. Misture com metade do miolo das batatas (com a outra metade, faça um purê), o frango desfiado, o requeijão e cheiro-verde a gosto.
 
8. Recheie a cavidade das batatas e polvilhe parmesão ralado.
 
9. Disponha em assadeira e leve ao forno médio preaquecido (180 ºC) por cerca de 15 minutos ou até gratinar.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024