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Brasil registra mais de R$2,9 bilhões em tentativas de fraude no primeiro semestre

Dados foram divulgados em estudo realizado pela ClearSale. Confira todos os detalhes! Saiba como se proteger!

26 de julho - 2022 às 10h49
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No primeiro semestre de 2022, o país registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no período de 1º de janeiro a 30 de junho, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco. De acordo com o estudo exclusivo sobre o e-commerce, este número aponta um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano de 2021. Em valores, o total chega a somar mais de R$2,9 bilhões, de acordo com 165 milhões de pedidos registrados no banco de dados da empresa. No comparativo com o último ano, esse número foi quase 10% maior. Segundo o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, os dados refletem o crescimento de vendas no e-commerce, mas de forma retraída, comparado aos últimos anos. No entanto, o ponto de atenção com as fraudes é importante:

“Comparado aos últimos anos, o primeiro semestre de 2022 teve um crescimento de forma mais retraída, e isso já era esperado por conta da desaceleração do e-commerce após o boom que aconteceu devido à pandemia. Mas, essa crescente ainda é sentida e, consequentemente, as fraudes também se evidenciam, visto os crescimentos, tanto de quantidade quanto de valor. Quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso. Os últimos anos alavancaram a entrada desses novos consumidores. E um dos fatores que eu posso citar para esse aumento é o número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online. Isso tudo aumenta o risco do mercado. Além da questão digital, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas. Por isso, as empresas precisam de mais recursos robustos para evitar as fraudes”. 

Já entre as categorias que mais sofreram tentativas, estão eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%). Estes também foram líderes no primeiro semestre de 2021, apenas com uma mudança: o celular ocupou o primeiro lugar, seguido por eletrônicos e, em terceiro, ficou a categoria de games. Para Queiroz, esses grupos oferecem maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, portanto, dificilmente sairão da liderança. Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.

Regiões - A região Norte (3,34%) segue apresentando o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações. Já a região Sul (1,09%), apresenta o menor índice do ranking dos estados. Mas, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 49,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do País.

Gênero - Em termos de gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,88%), seguido por outros (2,25%). Já o público feminino apresenta (1,55%) do número de fraudes. Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,41%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,76%). 

Outros mercados - O mercado financeiro apresentou 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais como abertura de contas, emissão de cartões, Pix, empréstimo pessoal e CDC. Foram analisadas mais de 19 milhões de transações, com tentativas em mais de 527 mil transações. Um registro de 2,71% das transações. Queiroz faz uma análise sobre esses setores também. “Aqui temos um mercado muito importante, ainda mais considerando as novas formas de pagamento, como o Pix. Como ainda é recente, os fraudadores encontram mais brechas, mas precisamos oferecer soluções ao mercado para minimizar cada vez mais essas ações”.  

Já em telecomunicações, foram analisadas 6,6 milhões de transações, das quais mais de 212 mil apresentaram tentativas de fraude - um percentual de 3,18%, com a região Nordeste sendo a mais exposta. Em comparação ao mesmo período de 2021, houve uma queda no número de tentativas de fraudes no mercado de telecomunicações. No setor de vendas diretas, os fraudadores mostraram-se atentos às mudanças e tecnologias para aplicar golpes. Foram analisados 1,4 milhão de pedidos, dos quais mais de 35 mil sofreram tentativas de fraude - representando 2,40% das transações.O mercado PJ foi a novidade deste ano no Mapa da Fraude. Nele, são considerados os dados relacionados à pessoa jurídica. O setor teve 1,3 milhão de transações analisadas, das quais 17 mil sofreram tentativas de fraudes - um registro de 1,3%. Essas tentativas representam mais de R$55 milhões. É importante ressaltar que, no B2B, os valores são mais altos e os riscos ultrapassam prejuízos financeiros.

Dicas para evitar fraudes 

Use senhas fortes

Fuja das senhas óbvias e que sejam de fácil conexão com você ou a pessoas próximas, como iniciais e data de nascimento. Use códigos fortes com a mistura de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. E claro, lembre-se: para garantir ainda mais segurança, jamais utilize a mesma para mais de uma conta.

Tenha cuidado com links estranhos

Algumas quadrilhas especializadas criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados. Com essas informações, posteriormente, os criminosos conseguem efetivar suas fraudes. Portanto, atenção redobrada com pedidos de recadastramento, trocas de senha não programadas ou links suspeitos.

Desconfie de promoções absurdas

Phishing é um tipo de ação fraudulenta comum no ambiente online. Geralmente, o criminoso envia aos usuários e-mails com ofertas imperdíveis ou exclusivas. No entanto, são mensagens contendo links para a captura de senhas. Verifique a página oficial da loja e pesquise a reputação da empresa em questão

*Sobre a ClearSale - A ClearSale (CLSA3) é especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. A empresa possui um poderoso banco de dados com conhecimento de 97% dos consumidores no mercado digital. Com capital aberto desde 2021, a ClearSale tem a missão de equilibrar tecnologia e profissionais especializados para entregar excelentes indicadores aos clientes, a fim de gerar cada vez mais confiança no mercado.

 

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