bannerfull

Candeias: Agentes de endemias fazem greve de fome e ameaçam 'parar tudo'

Funcionários reclamam da falta de vale transporte e dizem que são obrigados a comer com as mãos. Entenda!

30 de junho - 2015 às 11h23
Candeias-Agentes-de-endemias-fazem-greve-de-fome-e-ameaam-parar-tudo

Renata Farias / Bahia Notícias

Agentes de endemias do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), fazem greve de fome nesta terça-feira (30) e ameaçam entrar em greve geral devido à ausência de recursos e desorganização da prefeitura. Em contato com o Bahia Notícias, o presidente da Associação dos Agentes de Saúde da Bahia (Ademacen), Fabrizio Oliveira, afirmou que um dos problemas enfrentados pelos funcionários é a falta de vale transporte, já que cerca de 70% moram em Salvador. "Eles deveriam ter direito a vale transporte, a prefeitura está ferindo essa lei. Quase 70% dos agentes moram em Salvador e gastam mais de 40% do salário base para trabalhar. Oferecem transporte do Shopping da Bahia para Candeias, mas não consideram os agentes que moram no Subúrbio de Salvador, por exemplo", explicou.

O presidente da Ademacen disse ainda que a secretária da Saúde do município, Iolanda Lima, negou, em conversa com ele, a possibilidade de fornecer vale transportes para os agentes de endemia. "Eu conversei ontem com a secretária da Saúde de Candeia, dona Iolanda, e ela disse que eles nunca pagaram transporte, então isso não mudaria", contou Oliveira. Outro problema apontado pela associação está relacionado às quentinhas oferecidas pela prefeitura aos trabalhadores. "A prefeitura passou a dar uma quentinha para os agentes ontem. Eles tiveram que comer em pé e com as mãos, já que não deram talheres. Estão dando porque o trabalho deles seria até 14h, mas tem sido até 16h por conta do atraso do programa de combate à dengue".

De acordo com o presidente da associação, a nomeação dos funcionários, que ocupam a função desde março, não foi nem mesmo divulgada no Diário Oficial do Município. Na tentativa de solucionar os problemas, os agentes realizarão uma assembleia nesta quarta (1º), às 11h. "Se não resolver no diálogo, vamos parar tudo".

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024