El Cabong
Lançado no último mês de junho na Europa, em pouco tempo o primeiro disco de Luedji Luna, ‘Um Corpo no Mundo’, alcançou o top 5 na World Music Charts Europe, parada das rádios e programas especializados em world music no continente. Bem recebido pela crítica, o álbum estreou na quinta posição na lista do mês de julho e é possível que até suba nas próximas semanas, já que a cantora acabou de iniciar uma turnê internacional pela Europa e América do Norte. ‘Um Corpo no Mundo’ sai pelo selo inglês Stern’s, responsável por lançar na Europa artistas brasileiros como Criolo, Emicida e Saulo Duarte, além de nomes como Salif Keita e Youssou N’Dour. A parada do WMCE já teve outros discos brasileiros entre os mais tocados este ano, como ‘Avante Delirio’, de Saulo Duarte, e ‘Quebra-Cabeca’, do Bixiga 70. Neste mês, entre os 20 mais tocados de julho aparecem a coletânea ‘Jambu (e os Miticos Sons da Amazonia)’ e o Aka Trio, que tem um brasileiro entre seus três integrantes. Também aparecem nomes como Angelique Kidjo, Kronos Quartet e a Boban Markovic Orkestar, entre outros.
O álbum de Luedji, que chega ao mercado ao europeu em vinil, CD, Digital e streaming, tem sido muito bem recebido pela crítica especializada. David Honigmann, do Financial Times, deu 4 estrelas e disse, entre outras coisas, que “os dois cartões de visita de Luna, “Um Corpo No Mundo” e “Banho De Folhas”, são impressionantes”. Já Anne Berthod, no francês Telerama, classificou o disco como sereno e poderoso. “Entre o sambajazz e a MPB (musica popular brasileira) “cool”, ela ondula, aérea, arrastando-se na esteira de uma voz aveludada, violões errantes e percussões cruas. Nós apreciamos o simples encanto de sua doce melancolia.”
No The Guardian, o álbum foi aclamado como uma estreia “sensual com uma mensagem”, recebendo 4 estrelas e uma crítica favorável de Neil Spencer. No texto, ele diz, entre outras coisas, que “Luna mistura sua política com romance, natureza e um aceno para os deuses. Um recém-chegado envolvente.” A turnê internacional, que Luedji começou em junho, terá um total de 11 apresentações, passando por 5 países: Estados Unidos, Canadá, Holanda, Alemanha e Portugal. A série de shows teve início no dia 28 de junho, em Montreal (Canadá), seguindo por Toronto (30/6), Amsterdam (4/7), Berlin (5/7), Rudolstadt (6/7), Lisboa (11/7), Porto (13/7), Madeira (17/7), Sines (19/7), se encerrando em Nova Iorque, nos dias 27 e 28 de julho.
Veja top 20 World Music Charts Europe de julho
1 – Mrak – Boban Markovic Orkestar, Fono, Sérvia
2 – Placeless – Mahsa & Marjan Vahdat, Kronos Quartet, Kirkelig Kulturverksted, Irã/USA
3 – Echoes of Japan – Minyo Crusaders, Mais um Discos, Japão
4 – De Palenque A Mantonge – Dizzy Mandjeku & Ale Kuma, Zephyrus, DR Congo/Colômbia
5 – Um Corpo no Mundo – Luedji Luna, Stern’s/ybmusic, Brasil
6 – Celia – Angelique Kidjo, Universal, Benin/USA
7 – Give Me Wine – Romano Drom, Riverboat, Hungria
8 – Joy – Aka Trio, Bendigedig, Itália/Senegal/Brazil
9 – Rajatila/Borderline – Tuuletar, Bafe’s Factory, Finlândia
10 – Tango Argentino Today – El Afronte Orquesta Tipica, ACT, Argentina
11 – Heritage – The Bulgarian Voices Angelite, Jaro, Bulgária
12 – Gece – Altin Gün, Glitterbeat, Holanda/Turquia
13 – Rüya – Olcay Bayir, ARC, Turkey
14 – A Folk Dancer’s Journey – Tristan Driessens, Seyir Muzik, Bélgica/various
15 – Jambu (E os Miticos Sons da Amazonia) – various artists, Analog Africa, Brasil
16 – Ekera – Azmari, SBDAN Ultra, Bélgica
17 – Badija – Marin Jerkunica, Snail Records, Croácia
18 – Babra – Babra, Fono, Hungria
19 – Kar Yağar – Derya Yildirim & Grup Simsek, Bongo Joe, Turquia/Alemanha
20 – Tailwind Home – Equus, Equus, Australia