bannerfull

Canudos: má qualidade da educação pública será investigada em audiência

MPF e MPE querem identificar os motivos do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas do município.

15 de julho - 2015 às 07h40
Canudos-m-qualidade-da-educao-pblica-ser-investigada-em-audincia

ASCOM MPF / Foto: Qedu.org

O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) realizam audiência pública sobre o Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), na próxima quinta-feira, 16 de julho, em Canudos, a 372km da capital baiana. O evento vai ocorrer às 14h no Ginásio de Esportes do município, localizado na Avenida Enock Canário, s/n, Centro. O objetivo é identificar os motivos do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas do município, além de ouvir órgãos da administração pública municipal e estadual, comunidade e instituições locais sobre as demandas na área de educação. A audiência pública, etapa essencial do MPEduc, além de incentivar efetiva participação cidadã no tema, irá orientar a atuação dos Ministérios Públicos na área de educação. 

No ano passado, um inquérito civil foi instaurado para estabelecer a execução do projeto, levando em consideração os baixos valores alcançados no Ideb no município, que foi de apenas 3,4 para o 4º e 5º ano e 3,1 para o 8º e 9º ano, numa escala de zero a dez, apesar dos altos e crescentes investimentos financeiros do Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE). Não haverá inscrições e qualquer pessoa que chegar ao local poderá participar.

MPEduc é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos Estados. Seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024