bannerfull

Carolina de Jesus, Geraldo Filme e outras personalidades negras ganharão estátuas

Adhemar Ferreira da Silva, Madrinha Eunice e Itamar Assumpção também serão homenageados pela Prefeitura de São Paulo. Aí sim!

18 de agosto - 2021 às 16h32
Carolina-de-Jesus-Geraldo-Filme-e-outras-personalidades-negras-ganharo-esttuas

G1 e GELEDÉS Instituto

Após a polêmica com a estátua do bandeirante Borba Gato, incendiada por ativistas, a Prefeitura de São Paulo informou que a cidade irá ganhar cinco estátuas que homenageiam personalidades negras que nasceram ou fizeram história na capital. São elas: a escritora Carolina Maria de Jesus, o músico Geraldo Filme, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, a sambista Deolinda Madre (madrinha Eunice) e o cantor Itamar Assumpção. As obras devem começar em setembro deste ano e a previsão é que sejam instaladas em até seis meses.
Um estudo do Instituto Pólis, de novembro de 2020, analisou os 367 monumentos catalogados na capital paulista. Dos 200 que retratam pessoas, 169 são identificáveis como homens e apenas 24 como mulheres. Dos homens, apenas cinco são negros, e entre as mulheres, apenas uma. É a estátua “Mãe Preta”, no Largo do Paissandu.

A pesquisadora do Instituto Pólis, Cássia Caneco, disse que a cidade tem muitas histórias para contar. “Mais importante que tirar ou colocar [estátuas] é o debate que se abre. Você olhar e se ver representado de maneira múltipla e diversa pode de alguma maneira reconstituir a dignidade desse povo que é diariamente massacrado”.

>>Conheça os homenageados e saiba onde ficarão as estátuas 

A nossa luta apenas começou! 

#Pedrada #FogoNosFacistas 

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024