bannerfull

Cidade Democrática: Irecê apresenta metodologia de atualização do Plano Diretor

Prefeito Elmo Vaz ativa GPS e convida a comunidade a embarcar numa viagem em direção ao futuro. Aperte o cinto e vamos nessa!

28 de outubro - 2021 às 13h18

“Qual a Irecê que eu quero para os próximos 10 anos?”. Esse questionamento ficou impregnado na cabeça de quem acompanhou, nesta quarta-feira (27), a audiência pública promovida pela Prefeitura de Irecê, na quadra coberta da Escola ACM. O evento, também transmitido pelas redes sociais, serviu para apresentar a metodologia de atualização do Plano Diretor. Na abertura dos trabalhos, os hinos do Brasil e de Irecê foram interpretados por Wânia Deise e Claudinho do Acordeon. Coube ao secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jazon Júnior, fazer as honras do Governo Elmo Vaz. “Não se trata apenas de obras. Vamos discutir acesso à Educação, Assistência Social, Saúde, Acessibilidade. Elaborado junto com a sociedade, o Plano Diretor tem função urbanística e de Cidadania porque envolve gestão, prestação de serviço e também mobilidade. Hoje, de forma democrática e coletiva, começamos a construir a Irecê de 2030”, afirmou. 


Logo em seguida, numa apresentação com rigor técnico de Consultoria especializada, o projeto foi detalhado numa perspectiva de geopolítica com foco na dinâmica de crescimento e na participação popular. Com exemplos práticos e base teórica, a comunidade ireceense foi provocada a colaborar com o poder público no direcionamento de prioridades para construção do bem-estar coletivo e na regulação do vetor de crescimento de toda cidade. “Irecê vem melhorando a olhos vistos”, disse Edna Márcia, titular da 6ª Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística, para logo em seguida pontuar alguns desafios no que diz respeito à ocupação do espaço territorial. A essa altura, todo mundo já havia sido informado sobre as quatro etapas do Plano Diretor: Metodologia, Diagnóstico, Estratégia de Desenvolvimento e Projeto de Lei (para apreciação do Poder Legislativo). 

Viagem ao Futuro

Grande anfitrião da noite, o prefeito Elmo Vaz fez um pronunciamento visionário: “não queremos construir um projeto para colocar na prateleira. Nesse momento, temos que imaginar uma viagem ao futuro. O plano é o veículo, é um ponto de partida. A gente tem a missão de ativar o GPS e definir quais os parâmetros. Por isso, é importante participar. Temos a obrigação de pensar na Irecê que queremos para o futuro. Eu quero que Irecê continue líder da nossa região, que seja destacada em toda Bahia, que seja uma cidade democrática, sustentável, sem privilégios e com valorização da sua Cultura e Identidade”. 
 

A participação popular é assegurada através de enquetes, oficinas, audiências virtuais e pelo site www.pdp.irece.ba.gov.br. Vá lá e confira! Aproveite para conhecer mais detalhes, enviar sugestões e dizer o que pensa por meio do formulário online. Também participaram da audiência o vice Ericio Batista, os ex-prefeitos Joaci Dourado e Henrique Sobral, além de vereadores, representantes da OAB, CREA, CDL, Associação Comercial e da sociedade civil organizada.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024