bannerfull

Conheça a história do poeta e repentista Lucas de Oliveira

Artista adotou a Bahia como estado de coração e possui relação de amor com Região de Irecê.

23 de dezembro - 2014 às 09h48
Conhea-a-histria-do-poeta-e-repentista-Lucas-de-Oliveira

Texto: João Gonçalves / Cultura & Realidade - Foto: Arquivo pessoal Lucas de Oliveira

O repentista e cantador potiguar Lucas de Oliveira, que adotou a Bahia como seu estado de coração, depois de um ano do seu regresso ao convívio familiar em Natal (RN) passou a última semana na região de Irecê, onde fez muitos amigos durante os cerca de 40 anos de atividades, seja como artista, ou como técnico em energia alternativa e telecomunicação. Durante esta visita, ele se apresentou em Barra do Mendes e em Irecê, “vim diminuir a saudade que estava a sentir dos meus amigos, mas não resisti em dedilhar e declamar alguns versos”, salienta. Hoje ele partiu para Feira de Santana  e depois Salvador, para visitar os filhos que ainda vivem na Bahia e o amigo e repentista mais famoso do estado, Bule Bule, com quem fez muitas parcerias em eventos e o tem como irmão. Em seguida, retorna para o aconchego da família, onde reside atualmente nas terras potiguares.

UM POUCO SOBRE LUCAS - Ele nasceu na fazenda Serra Branca, no interior do Rio Grande do Norte, mas ainda cedo, aos nove anos, desafiou a estrada e foi para a Capital do Estado. Em Natal, viveu nas ruas em condições de elevada vulnerabilidade social, trabalhou em oficina mecânica, onde ganhou amigos e foi acolhido por uma família que o adotou como filho. Aos dezoito anos, comprou o seu primeiro carro e resolveu visitar a família onde nasceu, surpreendendo todos os familiares e arrancando as lágrimas da mãe e as broncas do pai. Foi dia de festa no lugarejo. Mas era apenas uma visita. Logo ele retornou à estrada. Aos 25 anos casou-se e em seguida veio para terras baianas, onde trabalhou na TV Bahia e na antiga Telebahia. Como técnico na área de telecomunicações, viajou por quase todas as regiões baianas e mineiras.

Mas foi com a região de Irecê que o poeta se encantou e onde fincou moradia por mais tempo, abrindo inclusive uma empresa de assistência técnica no ramo da sua especialidade. “Mas não aguentei os calotes das prefeituras e pouco tempo depois fechei as portas”, diz o poeta, rindo. Como artista, fez muitos shows na região, lançou CDs com antologias poéticas e cerca de 30 títulos de prosas em cordel, explorando temas do cotidiano das pessoas, das comunidades rurais e dos costumes sertanejos. 

Mas a sua sensibilidade para os problemas sociais e ambientais foi sempre muito aflorada, dedicando ele boa parte das suas produções a temas educativos, sobre condução defensiva no trânsito, meio ambiente, combate à Dengue, contra a violência doméstica e outros. Lucas de Oliveira também realizou diversas oficinas nas escolas da região, formando crianças na elaboração de repentes e no dedilhar de uma afinada viola. Na região de Irecê ele destaca vários amigos e artistas com quem compartilhou importantes momentos, como André Marques e especialmente Clendson Barreto. Lucas também fez temporada com a mais reconhecida repentista do Brasil, Mocinha de Passira e o seu amigo matogrossensse Juvenal dos Santos, da cidade de Anastácia (MS).

Lucas participou de eventos marcantes para ele, como o seminário de cordel promovido pelo Campus XVI da Uneb e o X Festival Baiano de Cordel, onde travou boas pelejas repentistas com Paraíba da Viola, Antonio Queiroz e o próprio Bule-Bule, sendo aplaudido de pé e ganhando menção honrosa pelo trabalho realizado na promoção da arte e da cultura popular através do repente e do cordel.

Clique AQUI para conhecer e interagir com o artista!

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024