bannerfull

Crônica de uma morte anunciada: vereadores de Ibititá vão instalar CPI

Prefeita Nilvinha dos Santos é acusada de montar cartel para favorecer aliados em licitações do município.

27 de fevereiro - 2024 às 16h20

Nesta segunda-feira (26), oito dos 11 vereadores de Ibititá assinaram o Requerimento de Criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar, dentre outras denúncias, "a possível existência de irregularidades na realização dos processos licitatórios da cidade, ocorridas na gestão da prefeita Nilva dos Santos. De acordo com o documento já protocolado na Casa, participantes dos certames relatam a existência de um cartel que atua direcionando as licitações para empresas vinculadas à aliados políticos de Nilvinha, o que configura enriquecimento ilícito de terceiros e prejuízos aos cofres públicos municipais.

Com aval da maioria absoluta dos membros do Legislativo, a CPI tem o objetivo de produzir provas que evidenciem a indevida utilização de recursos da cidade, em total desconformidade com a legislação e com os princípios administrativos da moralidade, transparência e eficiência. O requerimento será submetido à apreciação do plenário na sessão ordinária da próxima semana. A notícia chega no momento em que a prefeita vive um verdadeiro inferno astral, com processos e investigações em andamento sobre nepotismo e favorecimento de familiares em contratos. Na esfera política, a situação não poderia ser pior: pelo menos, oito dos 11 vereadores estão inclinados a acreditar que a gestão está amparada numa rede de mentiras, intrigas e fraudes.

Enquanto isso, mesmo com a popularidade beirando o meio-fio, Nilvinha ainda sonha com a reeleição. Entretanto, como numa crônica de uma morte anunciada, não sabe ela que o relatório final da CPI pode culminar em cassação do mandato e comprometimento dos seus direitos políticos. 


LEIA TAMBÉM: Na Mira da Justiça: Nilvinha começa a exonerar parentes 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024