bannerfull

Desgastada, SERIN vira máquina de felicitações

Mesmo em meio à crise institucional e política, secretaria não esquece aniversário dos ‘chegados’. Parabéns!

23 de fevereiro - 2016 às 11h32
Desgastada-SERIN-vira-mquina-de-felicitaes

Josias Gomes - Foto: Gilberto Jr. / Bocão News

Por Daniel Pinto

Tá lá no site oficial, no campo da Atribuição: “A Secretaria de Relações Institucionais – SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem por finalidade a coordenação política do Poder Executivo e de suas relações com os demais Poderes das diversas esferas de Governo, com a sociedade civil e suas instituições”. Descrição sucinta, objetiva, impecável. Mas, nos bastidores do poder, perto da vida real, a SERIN ganha outras atribuições: basicamente, a secretaria tem a função de manter a unidade da base política, ampliar a sustentação do governo, intermediar interesses e atender demandas dos “chegados”.

No início do mandato de Rui Costa - durante evento na Governadoria, quando foi anunciado o ingresso do PTN na base - o governador chegou a dizer que Josias Gomes (titular da pasta) havia marcado “um golaço”. De lá pra cá, ao que parece, houve escassez de “bolas na rede”. Será que o “artilheiro” entrou numa má fase? Ou o sistema tático do time prejudica o desempenho do “homem-gol”? Vai saber... Essa discussão fica a cargo dos entendidos. Entretanto, se sabe que a SERIN virou “campo de guerra” com os desdobramentos da crise política-financeira-institucional e, especialmente, após o contingenciamento de recursos do Estado, o que “fechou a torneira” do Palácio de Ondina.

Nos últimos dias, Josias e a SERIN receberam duras críticas por parte do deputado José Carlos Araújo (PSD), presidente do Conselho de Ética na Câmara Federal e aliado dos governos petistas nas esferas estadual e federal. “O PT sozinho não ganha mais. Ou faz alianças ou prestigia os seus aliados, prestigia aqueles partidos que fazem parte da aliança. O PT é muito bom para receber apoio. Péssimo para dar apoio”, esbravejou o parlamentar, integrante da alta cúpula do PSD baiano, legenda comandada pelo senador Otto Alencar.

Ao ser confrontado, o secretário Josias Gomes “deu migué”: “Temos boa relação e continuarei aqui para ouvir os reclames e demandas de Araújo. Acredito que ele reúne as condições para liderar a bancada baiana e vamos tocar a vida”. Bola pra frente, como se diz na gíria!

Enquanto isso, a SERIN se transformou numa verdadeira máquina de felicitações: levantamento feito nesta terça-feira (23) aponta que das últimas 10 postagens na conta oficial da pasta no Twitter, oito foram votos de parabéns pelos aniversários dos prefeitos Jarbas Barros (Itacaré), César Ferreira Silva (Belo Campo), Ednaldo dos Santos (Sento Sé), Ricardo Alfredo Bessa Magalhães (Xique-Xique), Paulo Alexandre Matos (Mucuri) e Paulo Fernando Souto (Itarantim); além dos deputados Gika Lopes e Carlos Geilson.

Pelo menos, um dos serviços funciona. E funciona muito bem. Parabéns!


MATÉRIAS RELACIONADAS:

Irecê ganha parceria política do governo, diz Rui Costa

Wagner pode ser ministro num eventual 2º mandato de Dilma

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020