bannerfull

Diante da comitiva de paraibanos, Cafu inaugura quadra Eliaquim Melo Freire

Durante cerimônia, também foi entregue recuperação da estrada que liga Barro Duro aos povoados de Corredor e Cearense.

25 de abril - 2015 às 10h46
Diante-da-comitiva-de-paraibanos-Cafu-inaugura-quadra-Eliaquim-Melo-Freire

Fotos: João Jr.

Mais de 800 veículos - entre carros, motos e ônibus - participaram da carreata que percorreu as principais ruas de Ibititá, nesta sexta-feira (24), logo após a recepção da caravana de Ouro Velho (Paraíba), que desembarcou no município para prestigiar o 33º Encontro entre Baianos e Paraibanos. O evento é realizado a cada dois anos no Povoado de Boa Vista, mas mobiliza toda a cidade numa grande demonstração de integração cultural e celebração da identidade nordestina. Depois da carreata, que foi puxada por um trio elétrico, a comitiva seguiu para a Quadra Poliesportiva Eliaquim Melo Freire, onde o prefeito Cafu Barreto fez a inauguração oficial do equipamento esportivo.

“É uma grande felicidade para nós receber nossos amigos e irmãos de Ouro Velho para mais um Encontro entre Baianos e Paraibanos. Sejam bem vindos e se sintam em casa! Hoje, nós inauguramos uma quadra coberta, que vai oferecer uma opção de lazer e entretenimento para centenas de crianças e jovens. Além disso, prestamos uma importante homenagem ao professor Eliaquim Melo Freire, um educador que fez história e deixou um legado para Ibititá”, observou o prefeito, que foi aplaudido pelo grande público presente.

Trajetória do velho Liaca

Pouco antes, a professora Aline Neves, filha de Eliaquim Melo Freire, agradeceu a homenagem em nome da família e contou um pouco da trajetória do ilustre educador: “não é tarefa difícil falar de Eliaquim porque ele viveu de forma simples e intensa nesta cidade. Todos que tiveram o privilégio de conviver com ele lembram de uma história, piada ou causo. Todos lembram a sua dedicação ao ensino, o amor pelos livros e a forma generosa com que tratava os amigos... O velho Liaca morreu de forma precoce, mas deixou sua história que não será esquecida”.

O professor Eliaquim Melo Freire nasceu em 16 de fevereiro, no Distrito de Ouro Velho, Jacobina, mas, na década de 1970, adotou Ibititá como “cidade do coração”. Depois de construir uma história impecável na área da Educação, morreu aos 63 anos, em 25 de janeiro de 2011, vítima de complicações cardíacas.

Ainda durante a cerimônia, o prefeito Cafu Barreto também entregou à população a recuperação da estrada que liga Barro Duro aos povoados de Corredor e Cearense, até a BA-148. Participaram do ato o vice-prefeito Arturzinho da Mata, o presidente da Câmara Municipal de Ouro Velho, Wendell Nunes; além de vereadores, secretários, gestores do Governo Cidade para Todos, lideranças políticas de Ibititá e familiares e amigos do velho Liaca.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024