bannerfull

Dilma desembarca na Bahia e descansa na praia de Inema

Presidenta, que foi recepcionada pelo governador Jaques Wagner, fica na Base Naval de Aratu, em Salvador, até o próximo domingo.

30 de outubro - 2014 às 13h56
Dilma-desembarca-na-Bahia-e-descansa-na-praia-de-Inema

A Tarde / Estadão Conteúdo

Após a maratona eleitoral que lhe garantiu mais quatro anos de mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) escolheu a praia de Inema, na Base Naval de Aratu, para descansar até o próximo domingo, 2.  Dilma desembarcou na Base Aérea de Salvador, por volta das 19h30 desta quarta-feira, 29, e seguiu de helicóptero para o balneário pertencente à Marinha do Brasil, na área do subúrbio. Dilma veio acompanhada da filha Paula Araújo; do neto Gabriel, de 4 anos; do genro Rafael Covolo; e da mãe, Dilma Jane. A presidente foi recebida, na Base Aérea, pelo governador Jaques Wagner (PT), nesta quinta, 30, o petista mais próximo da presidente e nome forte para compor o seu futuro ministério. Em 2010, quando se elegeu para o primeiro mandato de presidente, Dilma também veio descansar na Bahia - seu destino preferencial nos feriados de final de ano e de Carnaval. Naquela ocasião, ela foi para Itacaré, no sul do estado, onde ficou hospedada na fazenda do empresário paulista João Paiva, na Praia do Patizeiro. Embora não tenha nada agendado, é possível que Dilma tenha um encontro, ainda nesta quinta, com o governador Wagner, antes dele embarcar, no início da noite, para uma semana de descanso em Portugal e na Espanha. Os dois devem discutir as estratégias para pacificar e consolidar o diálogo com as forças políticas no Congresso e os diversos segmentos da sociedade.

Depois de uma campanha eleitoral dura, que dividiu a base, e da vitória de Dilma sobre Aécio Neves (PSDB) por uma estreita margem de votos - 51,63% a 48,37% -, Wagner tem sido apontado pela cúpula do PT e por setores governistas como peça fundamental para essa nova etapa do governo petista. A presidente também deve aproveitar os quatro dias de descanso na Bahia para refletir sobre a formação do próximo ministério, cujas articulações serão colocadas em prática a partir da próxima segunda-feira, quando ela volta a despachar no Palácio do Planalto. Nesta quarta, Jaques Wagner informou, na coletiva em que o governador eleito da Bahia Rui Costa (PT) anunciou a equipe de transição, que o futuro ministro da Fazenda deverá ser anunciado na primeira quinzena de novembro, antes de Dilma embarcar para Austrália, onde participa da Cúpula do G-20 (grupo de países emergentes), em Brisbane.

Entre os nomes especulados para comandar a Fazenda estão Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco; Henrique Meirelles, ex-presidente do BankBoston e do Banco Central do Brasil; e o empresário Josué Alencar. Wagner, que descartou ser indicado para o Ministério da Fazenda, ao ser indagado se tinha preferência por alguma pasta, brincou: "preferência a gente tem quando vai  ao restaurante. Se for o caso, serei convidado". E emendou, na sequência, que estava sendo cotado para tudo, até para presidente do Bahia. 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024