bannerfull

Dilma lidera pesquisa IBOPE de intenção de votos

Atual presidente é mencionada espontaneamente por 23% dos brasileiros, percentual é o mesmo de novembro 2013.

21 de março - 2014 às 09h00
Dilma-lidera-pesquisa-IBOPE-de-inteno-de-votos

Foto e Informações Agência Brasil

Pesquisa do IBOPE Inteligência sobre as intenções de voto para presidente da República em 2014 aponta a atual presidente Dilma Rousseff (PT) como a que detém o maior percentual de citação espontânea dos eleitores, com 23%, mesmo nível de citação registrado na última pesquisa, realizada em novembro. Na sequência, os eleitores também citam o ex-presidente Lula (PT), com 7%, Aécio Neves (PSDB), com 6%, Eduardo Campos (PSB), com 3%, e Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB), com 2% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos não somam 1% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 37% e outros 18% afirmam que votariam em branco ou nulo.

Cenário 1

O IBOPE Inteligência testou alguns cenários de intenção de voto para presidente. Em um deles, com oito candidatos, Dilma tem 40% das menções, seguida de Aécio Neves, com 13%, Eduardo Campos, com 6%, Pastor Everaldo, com 3%, Randolfe Rodrigues, com 1%. Eymael, Levy Fidélix e Mauro Iasi não somam 1% das menções. Votos brancos e nulos totalizam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.

Cenário 2

Em outro cenário, com Marina Silva pelo PSB, Dilma também é a candidata com maior intenção de voto, com os mesmos 40% de menções do cenário anterior, seguida de Aécio Neves com 13%, Marina Silva com 9%, Pastor Everaldo com 2%, Randolfe Rodrigues com 1%. Eymael, Levy Fidélix e Mauro Iasi não somam 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos totalizam 23% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 11%.

Cenário 3

No terceiro cenário, apenas com três candidatos, que também foi testado nas pesquisas anteriores (novembro e outubro), Dilma tem 43% das intenções de voto (tinha os mesmos 43% em novembro e 41% em outubro), Aécio Neves, 15% (14% em novembro e em outubro), e Eduardo Campos, 7%, mesmo percentual de novembro (10% em outubro). Votos brancos e nulos somam 25% e os indecisos, 11%.

Cenário 4

Quando considerados novamente apenas três candidatos, mas com Marina Silva pelo PSB, cenário que também foi testado em novembro e outubro, Dilma mais uma vez é a candidata mais citada, com 41% das menções (tinha 42% em novembro e 39% em outubro). Aécio Neves aparece com 14% (13% em novembro e em outubro), e Marina Silva, com 12% (14% em novembro e 21% em outubro). Votos brancos e nulos representam 22% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Segundo turno

Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 47% das intenções de voto, contra 20% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 25% e os indecisos, 9%.Se a disputa for com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 45% das menções, ante 21% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%. Em um segundo turno com Eduardo Campos, a presidente permanece na liderança, com 47% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano é citado por 16% dos eleitores. Votos brancos e nulos somam 26% e os indecisos, 11%.


* Período de campo: pesquisa realizada nos dias 13 a 17 de março de 2014

Tamanho da amostra: foram entrevistados 2.002 eleitores

Margem de erro: a margem de erro estimada é de 2 p.p. para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%.

Solicitante: pesquisa contratada por IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA.

Registro eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00031/2014.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024