bannerfull

EM 100 DIAS, NOVA GESTÃO ELMO VAZ INTENSIFICA TRANSFORMAÇÕES EM IRECÊ

Com ideias inovadoras e ações efetivas, Prefeitura mudou a vida de quem mais precisa e reacendeu a esperança nos corações... Vale a pena conferir!

22 de abril - 2021 às 15h38
EM-100-DIAS-NOVA-GESTO-ELMO-VAZ-INTENSIFICA-TRANSFORMAES-EM-IREC

ASCOM PMI

Nos primeiros 100 dias deste ano, Irecê passou por uma verdadeira transformação. Desde o início da nova gestão Elmo Vaz, é possível enxergar Desenvolvimento pelos quatro cantos da cidade. Mesmo com os imensos desafios da pandemia, que exigem esforços extraordinários dos servidores públicos, o município resistiu forte, como tem feito o povo sertanejo. Com o programa Urbaniza Irecê, a Prefeitura manteve importantes investimentos em Infraestrutura, Educação e Saúde, melhorando a Qualidade de Vida da população.
Conhecido pela alta durabilidade, o asfalto quente vem sendo utilizado pela Administração Municipal em obras de recapeamento de grande relevância, a exemplo das ruas Cláudio Abílio Aragão, Luís Viana Filho, Rogério Justiniano, Rogério Nunes Dourado, Juarez de Castro, Sete de Setembro e Castelo Branco. 

De forma integrada, a Operação Tapa Buraco assegurou a manutenção permanente em pontos danificados pelas últimas chuvas. Num esforço concentrado, diversos trechos críticos receberam piso intertravado, material de alta resistência aplicado na marginal da Avenida 1º de Janeiro e travessas da Cardeal Hildebrando Seixas. Também foram pavimentadas diversas ruas em Fazenda Nova, Meia Hora, Asa Sul, São José, Novo Horizonte e no Bairro Félix. Em três meses e meio, foram concluídas as praças João XXIII e Ayrton Senna e tiveram início as obras de requalificação da praça no Bairro São Francisco e do antigo Calçadão, no “coração” da cidade.  

Pensando no Esporte como Lazer e ferramenta de transformação social, a gestão Elmo Vaz concluiu a completa requalificação do campo da Boa Vista, que passou a contar com grama sintética e alambrado. Outras ações na sede merecem destaque, tais quais: a conclusão dos sistemas de drenagem do Loteamento Fernandes e no Bairro Washington Luiz, o estreitamento do canteiro central na Av. Santos Lopes e o início do recapeamento da Av. Tertuliano Cambuí; além da reconstrução do pontilhão do São Francisco e o rebaixamento da pavimentação das ruas no entorno da Lagoa do Barro, região que sempre sofreu com alagamentos. 

Na Zona Rural, dando continuidade aos avanços, foram feitas melhorias nas estradas vicinais do Cipó, Mocozeiro 2 e de Angical até a divisa com João Dourado, além da construção de sarjetas e meio fio em ruas do Distrito de Itapicuru. A gestão municipal ainda deu início a pavimentação no Angical e entregou à comunidade da Queimada do Floriano uma praça “novinha em folha”. Não se pode deixar de incluir no pacote de realizações a tão sonhada pavimentação asfáltica da estrada do Mocozeiro e do entorno da quadra do povoado. 

Trabalho e Compromisso Social para mudar a vida de quem mais precisa 

Neste período em que o mundo passa por um momento de transição, a Educação teve que se reinventar. Com investimentos maciços por parte do Governo Municipal, foi possível criar Centros de Tecnologia nas escolas e adquirir notebooks para coordenadores pedagógicos. No contexto atual de restrições provocadas pela necessidade de isolamento, a rede de Ensino teve que aperfeiçoar o processo de matrículas e os mecanismos de aprendizado à distância - o tema pautou as discussões na Jornada Pedagógica 2021, cuja abertura foi transmitida ao vivo pelas redes sociais. Enquanto isso, a Educação Inclusiva foi fortalecida no atendimento do Cermult e segue em ritmo acelerado o programa de reforma das instalações físicas e a continuidade das obras de cobertura de nove quadras em unidades escolares na sede e povoados. 

Graças ao compromisso social da nova gestão Elmo Vaz, em apenas 100 dias, dois sonhos antigos da região se tornaram realidade: foi inaugurada a Delegacia da Mulher (NEAM), através da parceria com o Governo do Estado, e o Frigorífico de Irecê finalmente entrou em operação - gerando empregos diretos e garantindo a procedência da carne consumida em todo território. É preciso levar em conta a agilidade na concessão de licenças ambientais e o lançamento de um novo REDA para contração de profissionais da Saúde. Dando continuidade ao processo de reorganização do trânsito, foram instaladas Lombadas Ecológicas (feitas com material 100% reciclado). A Prefeitura Municipal entregou carrinhos às cooperativas de catadores (para otimizar a coleta seletiva e investir em Economia Solidária) e montou equipe exclusiva para identificação, monitoramento e captura de enxames de abelhas.  
 


E não para por aí: nos últimos três meses e meio, no intuito de diminuir prejuízos causados pela pandemia ao comércio e aos prestadores de serviços, o Poder Executivo prorrogou a cobrança de taxas municipais, fez a digitalização do Arquivo Público (para preservar a história da cidade) e realizou a entrega de escrituras através do Minha Casa Legal - um dos maiores e mais completos programas de regularização fundiária do interior da Bahia, com mais de 2 mil famílias beneficiadas.  

Na luta contra o coronavírus, a Saúde não para!  

Só pra se ter ideia do tamanho da responsabilidade, mesmo com as atenções voltadas para o protocolo de prevenção a covid-19, entre 1º de janeiro e 10 de abril deste ano, a Prefeitura de Irecê realizou mais de 40.000 consultas e procedimentos nas Unidades de Saúde da Família. Desse total, mais de 13.400 foram por meio do Saúde na Hora - inovação implantada pelo prefeito Elmo Vaz para estender a cobertura da rede de Saúde das 18h às 23h, de segunda a sexta, e das 7h30 às 12h30 aos fins de semana.  

De forma integrada e sem interrupção nos serviços, a Vigilância Sanitária realizou mais de 1200 ações em todo o município, entre inspeções, apuração de denúncias, notificações, licenciamentos, cadastros, atividades educativas e emissões de alvarás. Mantendo o mesmo padrão de qualidade, a Unidade de Fisioterapia de Irecê (UFI) cumpriu 2.692 atendimentos ambulatoriais e, somados, o Centro de Referência de Saúde da Mulher e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) promoveram 3.326 procedimentos e consultas ginecológicas, obstétricas e de Mastologia, Cardiologia, Ortopedia, Endocrinologia, Neurologia e etc.

Com equipe médica completa e foco no tratamento humanizado, tendo como destaque o acolhimento das crianças na Upinha, nos últimos 100 dias, a UPA 24 horas fez quase 20.000 atendimentos de urgência em adultos e crianças. “Joia” da rede, o TFD, no mesmo espaço de tempo, teve a capacidade de atender 2.716 pacientes e serviu 15.540 refeições, ofertando conforto e dignidade para quem busca tratamento de Saúde longe da terra natal.  
 


Cumprindo a sagrada missão de salvar vidas, o SAMU 192 prestou 621 atendimentos com deslocamento de unidade móvel e equipe especializada em emergência e traumatologia. Em três meses e meio, o CAPS Dias Melhores foi responsável por mais de 1.700 consultas, atendimentos, visitas domiciliares, internamentos e entregas de medicamentos. Juntos, a UPA e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) fizeram 1.660 atendimentos, consultas e procedimentos de urgência. Para ampliar a estrutura de proteção municipal, Irecê conseguiu a façanha de aumentar de 11 para 21 o número de leitos do PA COVID e trouxe para o quadro de servidores uma médica infectologista. Até 10 de abril, a cidade realizou mais de 20.000 testes para detecção do novo coronavírus e atendeu 3.069 pacientes no Centro de Referência. Ciente de que a vacinação em massa é a arma mais eficiente nesta batalha, a Prefeitura assumiu a vanguarda no território e aderiu ao consórcio nacional para aquisição de imunizantes.  

Sem perder tempo, cumprindo as metas do Governo Federal e do Estado, Irecê aplicou a primeira dose da vacina em 9.947 pessoas e a segunda em 2.048, entre trabalhadores da Saúde, idosos até 62 anos, pacientes renais, quilombolas, coveiros e profissionais da Segurança Pública até 50 anos de idade. “Tudo o que fizemos até aqui foi para cumprir nossa obrigação e honrar a confiança do povo ireceense. Tenha certeza: trabalhamos incansavelmente para fazer muito mais! Com fé em Deus, vamos continuar transformando nossa cidade e construindo dias melhores para todos. A gestão é nova, mas a pegada é a mesma! Vamos continuar no mesmo ritmo de trabalho”, concluiu o prefeito Elmo Vaz.

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024