bannerfull

Em 13 anos, Restaurante Popular de Lauro de Freitas serviu 6,8 milhões de refeições

Pessoas de baixa renda, trabalhadores, mães de família, estudantes e idosos pagam R$2 pelo almoço. Excelente exemplo para cidades do interior!

29 de setembro - 2021 às 16h05
Em-13-anos-Restaurante-Popular-de-Lauro-de-Freitas-serviu-68-milhes-de-refeies

SUPCOM PMLF - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas

Referência em gestão, o Restaurante Popular de Lauro de Freitas completa 13 anos de atendimento ao público nesta quinta-feira (30). Com mais de 6,8 milhões de refeições servidas ao longo desse tempo, o equipamento é responsável por garantir nutrição adequada e com preço acessível à população em situação de insegurança alimentar e de baixa renda. Diariamente, após protocolos de enfrentamento a pandemia, são servidas 2.150 refeições acompanhadas de suco e sobremesa. Cada refeição no Restaurante Popular, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), é disponibilizada para pessoas com menor renda, trabalhadores, mães arrimo de família, estudantes e idosos ao custo de R$2. O cardápio atende às regras da alimentação balanceada, referenciado pelo Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. O RP funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

Financiado com recursos municipais, o Restaurante Popular é o principal equipamento da segurança alimentar em Lauro de Freitas, como afirma Tito Coelho, secretário da Semdesc. “O equipamento é referência para diversos municípios da Bahia e tem capacidade de servir até três mil refeições por dia”. O secretário ainda destacou o trabalho dos servidores que atuam no RP e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN) no sucesso do restaurante.

*RP na pandemia*

O Restaurante Popular, localizado na R. Euvaldo Santos Leite, no Centro, passou cinco meses fechado por determinação de medidas de controle da proliferação do novo coronavírus, em 2020. De setembro do ano passado, quando foi reaberto, até esta terça-feira (28), o equipamento serviu 367.850 refeições. O RP ainda segue funcionando com medidas de prevenção a Covid-19, que reforçam o distanciamento social com sinalização no chão, marcações intercaladas nos assentos e divisórias entre as mesas. Para ter acesso às refeições do equipamento, o público também segue protocolos, como higienizar as mãos na entrada e na saída, além de aferir a temperatura corporal.

*Segurança Alimentar*

Lauro de Freitas é referência em segurança alimentar e nutricional. Além do Restaurante Popular, no município funcionam as Cozinhas Comunitárias de Itinga e Portão e o Banco de Alimentos do Centro.

Jornalista: Laerte Santana / Foto: Lucas Lins

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024