bannerfull

Estudantes de Irecê vão participar de simulações da ONU em Harvard e Yale

Seis estudantes do IFBA integram seleto grupo brasileiro e já se preparam para atividades que serão em janeiro de 2024. Congratulations!

05 de julho - 2023 às 10h50

Annie Gabrielli Reis (Informática), Elk Elen Mendes (Informática), Lucas Medrado dos Santos (Informática), Maria Eduarda Oliveira (Biocombustíveis), Miguel Oliveira (Eletromecânica) e Quétle Lima (Biocombustíveis), estudantes do Ensino Técnico Integrado do campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), foram selecionados para participar, em janeiro de 2024, das simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) promovidas pelas Universidades de Harvard e Yale. As simulações são voltadas para estudantes do Ensino Médio selecionados ao redor do mundo. A Harvard Model United Nations é uma simulação de relações internacionais com dinâmicas a partir do modelo das Nações Unidas, na qual participantes assumem os papéis de líderes mundiais e tomadores de decisão internacionais debatendo questões mundiais urgentes, incluindo temas como paz e segurança internacional e progresso econômico e social, e esboçando soluções inovadoras e criativas. 

São atividades para jovens líderes aperfeiçoarem habilidades como falar em público, negociação, trabalho em equipe, liderança e elaboração de políticas públicas. Na Yale Model United Nations, as ações também incluem atividades como se o participante fosse um estudante da Universidade de Yale, por meio de comitês realizados nas salas de aula com investigação de disputas e conflitos históricos, crises e respostas humanitárias e trabalhos para chegar a um consenso sobre os eventos internacionais atuais.

A professora de Língua Inglesa do campus Irecê, Vivian Souza de Santana, tem atuado para contribuir com a preparação dos alunos. "No momento, estamos trabalhando para a construção do projeto de simulações da ONU em nosso campus, visando atingir uma perspectiva multicampi. As simulações da ONU são um evento acadêmico que segue as práticas e regras reais da ONU. Além de representar um posicionamento e tomar decisões diplomáticas sobre questões relevantes para a sociedade, os envolvidos desenvolvem as soft skills”, explica a docente.

Atualmente, os estudantes selecionados estão envolvidos num grupo de estudos, sob a orientação da professora. “Em parceria com o professor Ivan Dutra, e professores de diversas disciplinas como História, Geografia e Filosofia, o grupo tem debatido para a primeira prévia de simulação, chamada mock, a ocorrer de forma curricular com estudantes dos 3º anos. Ademais, as temáticas das simulações trabalham habilidades como capacidade de argumentação e oratória. O conhecimento multi e transdisciplinar é relevante para a boa atuação nas simulações. Dessa forma, todos os professores, direta ou indiretamente cooperam na formação de repertório destes discentes”, apresenta a professora Vivian.

O estudante Miguel Oliveira detalha como tem sido essa preparação da equipe. “A preparação consiste num processo de estudo voltado às diversas temáticas tais quais a ONU trata, bem como o exercício de debates entre colegas respeitando sempre as regras de decoro e diplomacia para se alcançar soluções para problemas globais. Nossa preparação não é de agora já que o campus Irecê é o primeiro do IFBA a executar uma Simulação como atividade interna totalmente guiada por estudantes sobre a orientação de um docente. Nossos encontros de grupos de estudos periodicamente, nossa prática de inglês em conjunto, a pesquisa atrelada ao debate e o senso de liderança são aspectos que nos levam a conhecer e aplicar para oportunidades como essa”, explica o estudante do 3º ano de Eletromecânica.

>>Clique AQUI e Saiba mais 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024