bannerfull

Eunápolis: Caseiro condenado por matar criança entre mortos em rebelião

Menina de três anos foi estuprada e morta em dezembro de 2008; assassino cumpria 37 anos e meio de prisão.

29 de abril - 2014 às 19h19
Eunpolis-Caseiro-condenado-por-matar-criana-entre-mortos-em-rebelio

* Com foto e informações Correio 24 horas

O caseiro Luzinê de Araújo Santos, 30 anos, condenado pelo estupro e morte uma menina de três anos em Trancoso, em 2008, está entre os seis presos mortos durante a rebelião ocorrida no Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, nesta segunda-feira (28). Luzinê estava preso desde 2009 no presídio de Teixeira de Freitas aguardando o julgamento. Em março, o juiz André Marcelo Strongenski sentenciou o caseiro a cumprir 24 anos de cadeia pelo crime de homicídio, 12 anos por estupro de vulnerável e atentado violento ao pudor, e mais um ano e seis meses pelo crime de ocultação de cadáver - totalizando 37 anos e meio. Após a condenação, Luzinê foi encaminhado para o presídio de Eunápolis.

O crime aconteceu no dia 4 de dezembro de 2008, em Trancoso, sul da Bahia. Luzinê trabalhava como caseiro na residência da menina Cloé Muratori Paroli, 3 anos, filha de Karl Joseph Paroli, 31, neozelandês, nativo de Napier, na Nova Zelândia, e da paulista Luciana de Vasconcelos Macedo Muratori, 33, que passavam as férias em uma casa de praia. Luzinê teria violentado sexualmente e matado a menina. Quando foi preso, ele chegou a confessar o fato, dizendo que quando cometeu o crime estava "tomado pelo diabo".


Rebelião

A rebelião envolveu 341 internos do pavilhão A do Conjunto Penal de Eunápolis, que comporta presos provisórios. O motim, que começou de manhã, durou oito horas e meia e só foi contido com a chegada de reforços da polícia, por volta das 18h — cerca de 60 policiais foram convocados e usaram bombas de gás lacrimogêneo. Os outros cinco presos mortos foram identificados como Valdiero Pereira da Silva, Gealdo Oliveira de Almeida, Sulivan Santos Marinho, Glimarim Soriano dos Santos e Melque Silva Souza. Mais sete detentos ficaram feridos. Cinco já receberam alta do Hospital Regional de Eunápolis e dois - Carlos Henrique Neri da Silva e Hudson Nascimento de Jesus - permanecem na unidade em observação, segundo a TV Bahia.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a revolta começou depois de uma revista dos internos. Os detentos que estavam no pátio aguardando o fim do procedimento começaram a agredir os agentes e policiais militares com pedras e outros artefatos. Durante o confronto, um policial foi ferido na perna e recebeu atendimento dentro da unidade. Segundo a polícia, ele passa bem. A polícia precisou chamar reforços da Companhia Independente de Policiamento Especializado Mata Atlântica (Caema) para conseguir controlar a rebelião. “Foi difícil, mas, graças a Deus, com reforços, conseguimos”, afirmou o subcomandante da 7ª CIPM, Tiago Cruz.

A estrutura do pátio e de celas do pavilhão onde ocorreu a revolta foi destruída. Em nota, a Seap lamentou a morte dos detentos e afirmou que já prestou queixa na delegacia de Eunápolis, “para que sejam apuradas as autorias dos homicídios e a tomada de providências legais através do respectivo inquérito policial, independente da apuração administrativa”. Por conta da destruição das celas, os detentos serão transferidos.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024