bannerfull

Feira dos Caxixis movimenta Recôncavo na Semana Santa

Além das tradições culturais, em “Nazaré das Farinhas” vai ter shows de Psirico, Adão Negro, Saulo, Babado Novo e Negra Cor.

13 de abril - 2014 às 10h46
Feira-dos-Caxixis-movimenta-Recncavo-na-Semana-Santa

Divulgação

O município de Nazaré abriga uma das feiras de artesanato mais antigas do país. A Feira dos Caxixis reúne, há mais de três séculos, história, arte e tradição em um só lugar. O evento atrai baianos e turistas que admiram os caxixis – miniaturas de objetos em cerâmica produzidos na região. Com o tema Balé das Mãos, a Feira, que será realizada de 17 a 20 de abril, movimenta o Recôncavo Baiano durante o feriado da Semana Santa. Para animar o público, já estão confirmadas apresentações das bandas Psirico (18) e Adão Negro (19), além do cantor Saulo (20) e grupos locais.

Durante os quatros dias do evento, as praças Alexandre Bittencourt e Coronel José Bittencourt ganham um colorido especial com as tradicionais peças de cerâmica que enfeitam a cidade. Além das peças em miniaturas, moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões e outros produtos fazem parte da exposição. A feira conta com 350 barracas, sendo 200 dedicadas às peças de cerâmicas produzidas pelos oleiros do distrito de Maragogipinho, localizado no município de Aratuípe, a 222 km da capital baiana.

Roteiro turístico

A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva "Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-road do município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.

Os visitantes também podem passear pela Via Sacra da cidade e orar aos pés do imponente Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, de onde abraça a cidade. De lá do alto é possível ver as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio e ainda desfrutar de uma bela vista do cenário que compõe a cidade. Já a Via Sacra conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações.

Programação Semana Santa

Sexta-feira (18) – 
Psirico e Babado Novo

Sábado (19) - Negra Cor, Renato Rocha, Adão Negro e Raro Swing

Domingo (20) – Saulo e Edcity

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024