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Filho de Renato Russo rebate críticas de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá sobre site da Legião

Briga entre os ex-integrantes da Legião e Guiliano Manfredini começou em 2013, mas ganhou dimensão pública em março deste ano.

31 de maio - 2014 às 09h55
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Divulgação / Correio 24 horas

A briga entre o filho de Renato Russo e os ex-integrantes da banda Legião Urbana ganhou mais um capítulo na manhã desta sexta-feira (30). Após o comunicado público de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá sobre a polêmica envolvendo os direitos da marca "Legião Urbana" e sobre o novo site "oficial" da banda, divulgado na última quinta (29), Guiliano Manfredini também resolveu se manifestar. Em pronunciamento oficial, a Legião Urbana Produções Artísticas, produtora liderada por Giuliano, rebateu as críticas dos músicos e classificou o comunicado como "intempestivo" e "patético". Segundo a nota da produtora, a página não se trata de "'site oficial' da 'banda Legião Urbana', mas o da Legião Urbana, marca histórica cuja propriedade foi deixada por Renato Russo a seus herdeiros".

A empresa afirma que os ex-integrantes revenderam ao próprio Renato Russo as participações da Legião Urbana Produções Artísticas que ele teria dado. "Farta documentação oficial dos cartórios, jamais contestada, prova cabalmente toda questão da propriedade da marca". O comunicado também criticou as tentativas de Dado e Bonfá de colocarem outro vocalista no grupo, consideradas "bisonhas" pela entidade.

Leia abaixo o texto na íntegra:

Com relação ao intempestivo “Comunicado” assinado pelos músicos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, cabe-nos esclarecer em respeito à verdade:

1 - O site a ser lançado não é o “site oficial” da “banda Legião Urbana”, mas o da Legião Urbana, marca histórica cuja propriedade foi deixada por Renato Russo a seus herdeiros;

2 - Ressentidos, os signatários de tal “comunicado” promovem confusão e induzem ao erro, ao não relatarem a verdade: a marca “Legião Urbana” foi criada e registrada por Renato Russo, que doou pequena participação aos dois músicos. Dado e Bonfá revenderam ao próprio Renato o que haviam recebido graciosamente dele, um homem sabidamente generoso. Farta documentação oficial dos cartórios, jamais contestada, prova cabalmente toda questão da propriedade da marca;

3 - Ao longo dos anos os antigos parceiros de Renato Russo foram autorizados a utilizar o nome “Legião Urbana” todas as vezes que solicitaram. E quando não o fizeram (muitas outras vezes...) não foram admoestados, embora demonstrassem comportamento inadequado e condenável, como o de utilizá-lo em show na tristemente célebre boate Kiss, em Santa Maria, ou em tentativas bisonhas de substituir Renato em impossível “ressurgimento” da banda;

4 - Um cidadão uruguaio - devidamente afastado pelos próprios ex integrantes, por tarefas menores que desempenhou por pouco tempo - especializou-se em tumultuar toda e qualquer iniciativa da Legião Urbana, mantendo um blog difamatório e utilizando as redes sociais para espalhar boatos e distribuir inverdades, certamente crendo-se acima da lei. Interessante e revelador material de sua lavra está sendo enviado à Justiça (brasileira e uruguaia) em ação de danos morais e materiais. Seu interesse é claro, embora absolutamente condenável;

5 - Não há qualquer procedimento incorreto da Legião Urbana Produções Artísticas, que tem zelado com seriedade e parcimônia pelo legado de Renato Russo, organizando seu patrimônio artístico, promovendo sua obra e interagindo com seus milhões de fãs em todo o Brasil e no exterior;

6 - As sucessivas derrotas judiciais dos antigos parceiros e ex-sócios minoritários de nossa empresa, lamentavelmente, parecem não lhes der ensinado nada, nem sofreado o ímpeto danoso que certamente é movido por ressentimento e questões menores. Na Justiça temos vencido, e na Justiça todas as questões serão resolvidas;

7 - A inacreditável comparação que Dado e Bonfá estabelecem com os Beatles engrossa o folclore da MPB pela ausência de humildade e nós a rejeitamos em nome do bom senso e da seriedade que deve permear o debate;

8 - Por fim, em resposta ao patético “comunicado”, há que se repor a verdade e recordar que a Legião Urbana se foi com Renato Russo, seu criador genial e sua alma e espírito. E, felizmente, Renato vive no coração de todos.

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