bannerfull

Forbes divulga lista dos políticos mais ricos do Brasil

O primeiro lugar no pódio dos milionários e bilionários está Lirio Albino Parisotto, fundador e presidente da Videolar. O polêmico Paulo Maluf figura na quinta colocação.

06 de fevereiro - 2014 às 19h47
Forbes-divulga-lista-dos-polticos-mais-ricos-do-Brasil

* Com informações da Exame

Com o título de “The Richest Politicians In Brazil”, a revista norte-americana Forbes divulgou uma lista dos políticos mais ricos do país que será sede da Copa do Mundo de 2014. A relação, publicada no site da revista no último dia 03, leva em consideração dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro lugar no pódio dos milionários e bilionários está Lirio Albino Parisotto, fundador e presidente da Videolar. O polêmico Paulo Maluf figura na quinta colocação. Confira: 


Lirio Parisotto

Segundo a Forbes, o político mais rico do Brasil é Lirio Albino Parisotto (PMDB-AM), com um patrimônio líquido de 1,9 bilhão de dólares. Parisotto, que foi eleito como suplente de senador com Eduardo Braga (PMDB-AM), é um dos maiores investidores do mercado ações do Brasil. Nascido na região sul do país, atualmente vive em Manaus. Ele foi convidado por Braga em 2010 para participar de sua chapa eleitoral. Dono da produtora de vídeo e áudio Videolar, Parisotto teria entrado na política para acabar com a pirataria.



Blairo Borges Maggi

O Segundo da lista é Blairo Borges Maggi (PR-MT), citado como um dos homens mais poderosos da agricultura no Brasil. Hoje é senador por Mato Grosso, mas também já atuou como governador do estado. Maggi é também dono do Grupo Andre Maggi, companhia fundada pelo seu pai que é a maior produtora de soja do mundo. Patrimônio líquido do senador é estimado em 960 milhões de dólares.



Marcelo Almeida

O deputado Marcelo Beltrão de Almeida (PMDB-PR) é o terceiro colocado da lista. Seu pai, Cecílio do Rego Almeida foi o fundador de uma das maiores construtoras do país, a CR Almeida. Assim como Maggi, Marcelo Almeida também possui uma cadeira no Congresso, mas como deputado federal. O político estaria cogitando concorrer a uma vaga para o Senado nas eleições de 2014. Sua fortuna é estimada em 200 milhões de dólares.



Otaviano Olavo Pivetta

De uma pequena cidade do Mato Grosso sairia o quarto colocado da lista da Forbes. Otaviano Olavo Pivetta (PDT-MT), prefeito de Lucas do Rio Verde e com patrimônio líquido de 100 milhões de dólares, é o maior investidor individual da Vanguarda Agro. Pivetta foi eleito em 2008, sendo reeleito para o cargo em 2012. Durante a campanha foi acusado de compra de votos, mas posteriormente foi inocentado de todas as acusações pelo Tribunal Superior Eleitoral.


Paulo Maluf

O último da lista dos mais ricos também é um velho conhecido dos brasileiros: Paulo Salim Maluf (PP-SP). Segundo a Forbes, o deputado possui um patrimônio líquido de 33 milhões de dólares. Sua família é controladora da Eucatex, uma das maiores fornecedoras de materiais para a indústria de construção e móveis do país. Maluf, que também já atuou como governador de São Paulo, foi frequentemente acusado de corrupção durante as suas quatro décadas de vida pública. O Tribunal de Jersey condenou o político em 2012, ordenando que US$ 32 milhões em seu nome e no nome de seu filho fossem devolvidos aos cofres de São Paulo.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024