bannerfull

Hemoba adota novos critérios para doação de sangue

Protocolo leva em conta voluntários que tiveram Covid-19. Faça sua doação de amor! Ajude a salvar vidas!

14 de fevereiro - 2022 às 10h22
Hemoba-adota-novos-critrios-para-doao-de-sangue

Fonte: Ascom/Hemoba

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) adotou novos critérios para doação de sangue dos voluntários que tiveram Covid-19. O novo prazo de inaptidão é de 10 dias após total recuperação da doença. Agora, a Hemoba seguirá a nota técnica Nº 4/2022, divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde (MS), com mudanças nos critérios de doação de sangue para pessoas que tiveram suspeitas ou confirmação recente de infecção por Covid-19. Antes da divulgação do comunicado, os candidatos à doação de sangue que testaram positivo ou tinham suspeita de coronavírus, e apresentavam sintomas, somente poderiam doar sangue 30 dias após a total recuperação. Com a mudança, o prazo de inaptidão caiu para 10 dias, tanto para sintomáticos como para assintomáticos. Já os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, durante o período de transmissão, que segundo o MS são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

O diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo, acredita que a mudança nos critérios pode representar uma melhora no número de candidaturas à doação de sangue, visto que, nas últimas semanas, a Hemoba registrou uma queda na coleta de sangue, devido às contaminações pela nova variantes do coronavírus e H3N2. “Essa nova onda está deixando nossos postos de coleta vazios e, consequentemente, os estoques desabastecidos. Com isso, não conseguimos atender de forma integral às demandas transfusionais do estado. Com a redução do tempo de inaptidão, os doadores que tiveram sintomas gripais nas últimas semanas e já estão recuperados, poderão voltar a fazer sua doação de forma segura e tranquila. Estamos reforçando as medidas de segurança contra a Covid -19 e os demais vírus”, afirma.

Critérios para doação 

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, ter evitando alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Prazo das vacinas 

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48 horas para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por 7 dias.

Onde doar 

A Fundação Hemoba possui 29 postos de coleta espalhados pelo estado da Bahia, sendo 7 na capital e 22 no interior do estado. Em Salvador, as unidades são a sede, que fica na Avenida Vasco da Gama e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e nos sábados, das 7h às 12h30; Hospital Ana Nery, na Caixa D’água, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. A Cidade Baixa tem postos de coleta no Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, que fica no Largo de Roma e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h, e no Hospital do Subúrbio, localizado em Periperi, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Os locais, dias e horários de atendimento das unidades do interior estão disponíveis no site da Hemoba.

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2022