bannerfull

Hemoba completa 31 anos: Parabéns!

Apesar das dificuldades, fundação faz milagre na oferta de sangue no Brasil. Seja doador! Ajude a salvar vidas!

24 de julho - 2020 às 12h18
Hemoba-completa-31-anos-Parabns

Divulgação

Como uma das maiores referências em hematologia e hemoterapia do país, a Fundação Hemoba celebra seus 31 anos de existência no próximo domingo, 26 de julho. A unidade pública é responsável pela oferta e distribuição de sangue e seus componentes, tratamentos ambulatoriais de doenças benignas do sangue e cadastro de doadores de medula óssea em todo o estado desde 1989. No início, no Hospital Geral Roberto Santos, com o conhecido ‘Hemobinha’, e desde 1993 na sede própria, na Vasco da Gama, onde funciona até hoje. Segundo diretor da Fundação, Fernando Araújo, parte do sangue coletado atende à demanda ambulatorial de pacientes com doenças hematológicas que são acompanhados pela Hemoba.

“Há 27 anos, desde que fomos para a Vasco, atendemos pacientes com diagnóstico de doenças hematológicas benignas, tais como Hemofilia e Anemia Falciforme, entre outras. Além das transfusões de sangue, esses pacientes realizam consultas médicas e de enfermagem, curativos, recebem atendimento odontológico, fisioterapeuticos, psicológicos e do serviço social e assistência farmacêutica, com a dispensação de medicamentos”.A Hemoba também funciona como Hemocentro Coordenador (HC), com o objetivo de coordenar a Política Nacional de Sangue na Bahia. Para isso, foi criada a hemorrede, que hoje conta com 21 unidades de coleta no interior da Bahia, três unidades móveis e quatro unidades fixas na capital (sede da Hemoba e unidades do Hospital do Subúrbio, Hospital Irmã Dulce e SAC Cajazeiras). A distribuição desses postos garante hoje a realização de uma média de 12 mil coletas por mês.

De acordo com Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores da Fundação, o perfil de doadores da Bahia ainda é masculino, com idade entre 29 e 35 anos, o que tem mobilizado a instituição, junto ao Ministério da Saúde, para criação de projetos que promovam a cultura da doação de sangue no Brasil e ampliem o perfil dos doadores. “Desde 2003 temos o projeto Clube 25, que trabalha com a faixa etária mais jovem, a partir dos 18 anos até os 25 anos no esforço de fidelizar doadores mais jovens”, contou.

Além do Clube 25, a unidade está à frente dos projetos: Doador do Futuro, Universidade Cidadã, Empresa Cidadã, Militar Cidadão e mantém articulações com entidades religiosas e Organizações Não Governamentais (ONGs). Para realização das coletas de sangue e cadastros para doação de medula óssea, os voluntários passam por uma triagem para saberem se estão aptos e realizarem testes para qualificação do sangue coletado. A hematologista e diretora de hemoterapia Rivania Andrade, explica que “são realizados todos os exames sorológicos obrigatórios na bolsa, a fim de garantir a segurança do sangue coletado”. Desde 2017, a Hemoba garante a certificação ISO 9001:2015, uma das melhores do país, por conta dos rigorosos processos de avaliação e qualificação em todo ciclo do sangue, garantindo a segurança do paciente.

Ampliação do Atendimento

A instituição prevê até o primeiro trimestre de 2021, a inauguração do Centro de Referência em Doença Falciforme. Com investimento de R$ 7,3 milhões em obras e equipamentos, o novo centro será equipado para realizar atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, ortopedia, hepatologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social, assistência farmacêutica, neurologia, ginecologia e enfermagem.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024