bannerfull

Histórico: Milhares de pessoas prestigiam Desfile de 7 de Setembro em Ibititá

Após manifestações de civilidade, festa multicultural foi comandada por Allan Júnior e a Banda Trota Mundo. Confira os melhores momentos!

08 de setembro - 2014 às 11h25
Histrico-Milhares-de-pessoas-prestigiam-Desfile-de-7-de-Setembro-em-Ibitit

ASCOM Ibititá

Simplesmente inesquecível. Não há outra forma de definir o Desfile Cívico de 7 de Setembro realizado, em Ibititá, pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a comunidade escolar e representantes de diversos órgão e autarquias do município. A Parada Cívica contou com a participação de 10 escolas da sede e zona rural e mobilizou, em média, 500 alunos da rede, além das Bandas Marciais de Irecê e Barra do Mendes e as “pratas da casa” do Colégio Municipal Eufrásio Vilela Dourado e do Colégio Estadual Democrático de Ibititá.

Além da grandiosidade e beleza das apresentações, o evento se destacou pela estrutura disponibilizada pelo poder público e pela intensa participação popular: a estimativa é de que, ao longo de toda programação, mais de cinco mil pessoas prestigiaram o Desfile de 7 de Setembro, que este ano teve o tema "Brasil: um país multicultural".

Respeito às tradições

A parte pedagógica da Parada em homenagem à Independência do Brasil foi trabalhada de forma sistêmica pelas escolas da rede municipal, que trouxeram às ruas reflexões sobre os povos indígenas, colonização portuguesa, legado e crenças de matriz africana, contribuição de outros países na formação da identidade nacional; além de traços da história da Bahia, emancipação de Ibititá e as lutas populares por independência, a exemplo da Revolução Pernambucana, Sabinada, Guerra dos Farrapos, Balaiada e Conjuração Baiana.

“Hoje, celebramos nossa história e mostramos o quanto somos orgulhosos de toda nossa bagagem cultural. Essa pluralidade nos diferencia e nos torna únicos em todo o mundo. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos com esse desfile maravilhoso e dizer que feliz é o povo que projeta o futuro, sempre respeitando suas tradições”, observou o prefeito Cafu Barreto, grande anfitrião do dia. Também marcaram presença o vice-prefeito Arturzinho da Mata, a secretária de Educação e Cultura, Fabrízia Pires de Oliveira, que prestou homenagem aos povos indígenas; vereadores, colaboradores do Governo Cidade para Todos, o deputado estadual Ângelo Coronel e outras autoridades civis e militares.

Após as manifestações de civilidade e cidadania, a festa multicultural em Ibititá foi comandada por Allan Júnior e a Banda Trota Mundo. CLIQUE AQUI e aproveite para curtir a fanpage do município e conferir o álbum completo!

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024