bannerfull

Ibititá: população prestigia desfile cívico e ressalta importância do Sete de Setembro

Esse é um momento muito importante: temos que honrar a nossa história e também transmitir valores para as novas gerações, afirmou Cafu Barreto.

08 de setembro - 2018 às 10h16
Ibitit-populao-prestigia-desfile-cvico-e-ressalta-importncia-do-Sete-de-Setembro

ASCOM Ibititá

Maria Gomes, 66 anos, e Maria das Dores, 55, moradoras do Povoado de Boa Vista, chegaram cedo para acompanhar o desfile de Sete de Setembro na sede de Ibititá, nesta sexta-feira. As amigas inseparáveis prestigiaram a saída dos pelotões em frente ao Colégio CEDI e depois ocuparam um ponto privilegiado ao lado do coreto, em frente à Paróquia Senhor do Bonfim, para acompanhar a chegada do desfile cívico, que percorreu a BA-148 e adentrou nas principais ruas do Centro da cidade. “É sempre uma grande emoção... Estou muito feliz de mostrar o meu amor a nossa pátria, ainda mais neste momento difícil em que o país atravessa”, disse das Dores, a mais descontraída e falante das duas. 

Este ano, com o tema “Um país se faz com homens e livros", a Secretaria Municipal de Educação e Cultura propôs uma reflexão sobre a importância da leitura no processo de aprendizagem e na formação cidadã de cada indivíduo. À frente dos pelotões das escolas, o Tiro de Guerra, com combatentes camuflados e equipamentos especiais, e também o grupo da Polícia Militar, formado por 33 alunos-soldados, oficiais graduado e esquadrão com motos e viaturas. O agricultor Rafael Pereira Machado trouxe a família inteira para transmitir a lição de amor à pátria. “Estou tentando passar pra eles o que aprendi quando era criança”, afirmou o pai orgulhoso, que estava acompanhado pela esposa Simone e pelos filhos Richard e a pequena Clara. 

Um dos mais animados, o prefeito Cafu Barreto percorreu todo o circuito e aproveitou para interagir com a comunidade. “Esse é um momento muito importante: temos que honrar a nossa história e também transmitir valores para as novas gerações”, comentou entre um e outro aperto de mão, abraço, beijo, selfie, dentre outras demonstrações de carinho. 

Bom demais, moço! 

Com mais de 50 desfiles na “bagagem”, Dona Elza Vilela de Castro, moradora da sede, não perdeu um só detalhe das apresentações e fez questão de trazer as filhas e as netas. “Tá tudo mundo lindo”, observou a jovem senhora, enquanto as bandas marciais executavam temas históricos. Demonstrando grande entrosamento e sintonia, as escolas da rede municipal apresentaram temas relacionados à literatura nacional, clássicos de todos os tempos; bem como novos elementos de educação e aprendizagem, a exemplo dos tablets, notebooks e outras plataformas da revolução digital. “Aqui tá bom demais, moço”, avaliou o estudante Ailton dos Santos. 

Na avaliação da senhora Maria do Carmo, 73 anos, um dos momentos mais emocionantes do ato cívico foi a execução dos hinos do Brasil, da Independência e de Ibititá, bem em frente ao coreto da Paróquia Senhor do Bomfim. “Acho a coisa mais linda... Sempre me arrepio toda”. Em nome de toda a Prefeitura de Ibititá, a secretária de Educação, Kaliandra Lima Pereira, parabenizou a equipe da pasta e todos os organizadores do Sete de Setembro e agradeceu a população pelo respeito por nossa história e pela lição de amor ao país. Além da população e de visitantes de outras cidades da região, também participaram do desfile vereadores, secretários, colaboradores da gestão e toda comunidade escolar.

Prefeitura de Ibititá - Cidade em Desenvolvimento!

 

 

 

 

 





Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024