bannerfull

Ibope/TV Bahia aponta Rui Costa em primeiro na corrida pelo Governo da Bahia

Levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 de agosto de 2018, com 1.008 entrevistados. Confira todos os detalhes!

23 de agosto - 2018 às 09h47
IbopeTV-Bahia-aponta-Rui-Costa-em-primeiro-na-corrida-pelo-Governo-da-Bahia

Correio

No primeiro levantamento feito pelo Ibope Inteligência, a pedido da TV  Bahia, sobre a disputa do governo estadual na eleição deste ano, o candidato à reeleição Rui Costa (PT) aparece em primeiro lugar, com 50% das intenções de votos. Em segundo está o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, com 8% das intenções de votos. Eles são seguidos pelo ex-prefeito de Salvador,  João Henrique Carneiro (PRTB), com 3%, e o candidato pelo Psol, Marcos Mendes, que tem 2% de intenções de votos. Segundo o Ibope, a ex-vice-prefeita Célia Sacramento (Rede), o ex-ministro da Integração Nacional, João Santana (MDB) e Orlando Andrade (PCO) têm 1%, cada. A pouco mais de um mês para o final da campanha em primeiro turno, 12% dos eleitores baianos indicaram que ainda não sabem em quem pretendem votar, ou preferiam não responder à pesquisa. Os que declararam a intenção de votar em branco ou de anular o voto atingiram 22% do total de eleitores. Baianos que declaram votar em branco ou anular o voto totalizam 22% e aqueles que não sabem ou optam por não responder, 12%. 


Pesquisa de rejeição 

A pesquisa também mensurou os índices de rejeição dos candidatos que tentam assumir o governo da Bahia a partir do próximo ano. Nesse caso, lidera a lista o ex-prefeito de Salvador, João Henrique. Para 29% do eleitorado, não há nenhuma hipótese em que ele seria escolhido para ser votado. Em segundo lugar está o governador Rui Costa, com 19% de rejeição, seguido por Célia Sacramento e Zé Ronaldo – ambos com 18% de rejeição. João Santana e Marcos Mendes aparecem com 17% e Orlando Andrade tem uma rejeição de 16%. Nenhum dos sete candidatos ao governo é rejeitado como hipótese para o voto no próximo dia 7 de outubro por  5% do eleitorado baiano. Quase um quarto do eleitorado (24%) do estado não soube responder à questão sobre rejeição, ou optou por não indicar nenhum dos candidatos. 
 


Avaliação 

O Ibope perguntou aos eleitores baianos sobre a avaliação da atual administração estadual. Para 40% dos eleitores baianos, a gestão foi considerada ótima ou boa, enquanto 34% consideraram regular e outros 19% avaliaram a gestão como ruim ou péssima. Houve ainda 7% que não souberam opinar a respeito do assunto. A gestão foi aprovada por 61% do eleitorado e reprovada por 28%.A saúde, com 79% das repostas, foi apontada como a área em que os baianos vêm enfrentando os maiores problemas, seguida das áreas de Educação e Segurança Públicas, com 48% e 47% das respostas, respectivamente. Como os entrevistados puderam enumerar mais de uma área, o somatório dos resultados ultrapassa os 100%.

O primeiro levantamento Ibope/TV Bahia foi realizado entre os dias 19 e 21 de agosto de 2018, com 1.008 entrevistados. A margem de erro da pesquisa é estimada em 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024