bannerfull

Instituto Geográfico e Gabinete Português promovem Colóquio: 200 anos da Revolução do Porto

Especialistas vão discutir as consequências desse fato histórico para o Brasil e a Bahia. Vale a pena conferir!

10 de fevereiro - 2021 às 11h38
Instituto-Geogrfico-e-Gabinete-Portugus-promovem-Colquio-200-anos-da-Revoluo-do-Porto

Divulgação

Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2021, a partir das 15h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Gabinete Português de Leitura promovem o "Colóquio 200 Anos da Revolução do Porto: consequências para o Brasil e a Bahia. A proposta é reunir pesquisadores brasileiros e portugueses para compartilhar com o público as suas impressões sobre o evento que deu início ao processo que culminou na Independência do Brasil.   

Os especialistas irão debater sobre a Revolta do Porto; As Côrtes Gerais de Lisboa; Regresso da Família Real para Portugal e as lutas da Guerra pela emancipação do Brasil. Na quinta-feira (18), falarão os professores José Antônio de Oliveira (Instituto Politécnico do Porto), Manuel Passos (PPGHIP/Universidade do Porto), Moisés Amado Frutuoso (PPHis/UFBA). Já na sexta-feira (19), será a vez dos professores Miguel Corrêa Monteiro (Universidade de Lisboa), Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), e Jorginho Ramos (IGHB), sob a mediação do historiador Jaime Nascimento (IGHB). 

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Esta ação integra a agenda do projeto "Gabinete Português de Leitura - a cultura portuguesa viva na Bahia" (Programa Aldir Blanc Bahia/via Lei Aldir Blanc/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Ministério do Turismo, Governo Federal).  

>>>Clique AQUI e se increva no canal 

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021