bannerfull

Irecê em Transformação: Prefeitura lança edital para compra de 18,2 km de tubulações para Projeto de Macrodrenagem

De forma simultânea, Anel Viário já está em execução e mega operação da Infraestrutura vai intensificar processo de recuperação da cidade. Confira todos os detalhes!

13 de janeiro - 2022 às 16h14

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Irecê publicou no Diário Oficial do Município o Aviso de Licitação para compra de 18,2 km de tubulações, que serão empregadas no Projeto de Macrodrenagem da cidade. Idealizada para ser um marco na infraestrutura Urbana de Irecê, a obra é orçada em R$ 30 milhões e vai utilizar a tecnologia dos tubos de PEAD (polietileno de alta densidade) para criar uma rede de escoamento de águas pluviais. De acordo com o prefeito Elmo Vaz, o Sistema de Macrodrenagem vai sanar um problema crônico da cidade de Irecê, que, nos últimos dias, foi potencializado pelo longo período de chuvas.

Ao todo, cinco linhas de escoamento vão percorrer ruas e avenidas e assim drenar pontos de alagamentos da cidade: 

Linha 1 - Sai das proximidades da nova Praça do Baixão de Sinésia, passa nas imediações do PSF do Loteamento Fernandes, desce pela lateral da Policlínica e vai até a estrada do Mocozeiro.

Linha 2 - Nasce no Jardim Europa, cobre a área do Vivendas e se conecta com a rede do Recanto das Árvores.

Linha 3 - Dedicada especialmente à 1º de Janeiro, começa nas imediações da Schin, contorna o trecho da UPA e desce por toda extensão da avenida, passando pela Rodoviária, segue pelo Clube Atlântico e atravessa a Estrada do Feijão.

Linha 4 - Sai da região do Colégio Polivalente, corta a Praça do São João e se conecta com outra linha que vem da Avenida Santos Lopes, nas imediações do Estádio Joviniano Dourado, chega ao Ginásio de Esportes, de onde vai até a ponte do Júlio Pereira.  

Linha 5 - Será instalada a partir da Avenida Raimundo Bonfim, com sentido à Praça CEU e à Rua João Batista, para então ser ligada à Avenida Tertuliano Cambuí e ao Mercadão, descendo pela Av. Júlio Pereira.


“Além da rede principal com 14 mil metros de tubos com 600 até 1500 de diâmetro, a obra também prevê mais 4 mil metros de tubulação com tamanhos menores para realizar a captação secundária no entorno das ruas, formando um sistema integrado e eficiente para evitar alagamentos e preservar a infraestrutura do município”, completou Elmo Vaz numa explicação técnica.


O TRABALHO NÃO PARA

Em outra frente de atuação, com estudos de topografia e medidas preliminares, a empresa responsável pela construção do Anel Viário já iniciou a execução da tão sonhada obra que vai interligar três rodovias e reduzir o fluxo de veículos pesados no Centro. De forma simultânea, dando continuidade ao processo de recuperação de Irecê, logo após o período de chuvas, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura vai realizar uma Mega Operação com Tapa Buraco e pavimentação de diversas ruas com Asfalto Quente e Piso Intertravado. “Essa é a missão da gestão Elmo Vaz: cuidar do presente e planejar o futuro. Com coragem e força de vontade, vamos construir uma cidade mais segura, bonita e sustentável”, afirmou o titular da pasta, Jazon Junior.

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024