bannerfull

João Gilberto, a Bossa reconstrói genial carreira do músico baiano

Por meio de memórias reunidas pelo amigo Luiz Galvão, livro homenageia o artista que completaria 90 anos em 2021.

15 de junho - 2021 às 12h14

LIGIA BRASLAUSKAS LITERATURA | Do R7 

As décadas de amizade entre João Gilberto (1931-2019) e Luiz Galvão (1937) foram pontuadas por inúmeros momentos de afeto e comunhão artística. Uma irmandade que começou ainda na adolescência, na cidade de Juazeiro, sertão da Bahia, terra natal de ambos. Boa parte dessas lembranças estão presentes no lançamento do e-book “João Gilberto, a Bossa”, novo livro do poeta, compositor, músico e um dos integrantes do lendário conjunto Os Novos Baianos. É a primeira vez que vem a público uma obra sobre João Gilberto escrita por quem, de fato, desfrutou sua intimidade ao longo dos anos. O músico era notório pela postura intensamente reservada e avessa a entrevistas. Desta forma, o livro começou a ser planejado em 1999, quando Luizinho (como era carinhosamente chamado pelo amigo) iniciou estudos aprofundados sobre a produção do artista, com sua aprovação e sob sua exigente supervisão.

O trabalho é, portanto, resultado de uma acurada pesquisa, que tem como ponto de partida os primeiros contatos do violonista e cantor com o instrumento com o qual, no final dos anos 1950, revolucionaria a música brasileira e criaria uma nova sonoridade, reverenciada mundialmente até hoje. Foi Dagmar, irmão mais velho do autor, quem ensinou os acordes básicos de violão ao menino João Gilberto, que ainda era estudante do Colégio Dom Bosco quando demonstrou aptidão com as partituras. “Com minhas lembranças e dos amigos, também estou sentindo no meu coração, e assistindo na tela da minha cabeça, um filme colorido, lindo, um que Glauber Rocha, Fellini ou Chaplin seria capaz de criar, porque tudo é muito único, pois se trata da vida real. Com trilha sonora repleta de Bim Bom, Undiú, Bebel e sons que nadam no Rio São Francisco”, escreve Galvão em seu prefácio.

Para esmiuçar a brilhante obra de João Gilberto em todas as suas fases, o autor consultou um apanhado de nomes: Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Davi Moraes, Carlos Rennó, Aderbal Duarte, Tuzé de Abreu, Mauriçola, Paulo Levita e Silvio Palmeira Tomaz, além de Rogério Duarte e o fotógrafo Mario Luiz Thompson. O livro é composto por relatos diversificados, singelos, advindos de saudosos amigos e admiradores veementes da técnica, instrumentação harmônica, domínio rítmico, sensibilidade e criatividade do intérprete de clássicos como “Chega de Saudade”, “Desafinado” e “Meditação”.

“João Gilberto, a Bossa”

244 páginas

R$ 34,90 (e-book)

Editora Lazuli






 

 



Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024