bannerfull

Laços de Família: prefeito de Itanagra emprega 28 parentes

Todos os que estão na lista e não são concursados já tiveram as nomeações legalizadas pelo MP, alega gestor.

30 de julho - 2015 às 10h22
Laos-de-Famlia-prefeito-de-Itanagra-emprega-28-parentes

Leo Barsan / Bocão News

Não é ficção, nem mera coincidência. Em Itanagra, Região Metropolitana de Salvador, o prefeito Valdir Jesus (PSB) nomeou, desde o início da gestão, ao menos 28 parentes, de acordo com levantamento ao qual o Bocão News teve acesso (veja a lista completa abaixo). Nesta quinta-feira (30), o cenário deveria ser de festa na cidade pelos 53 anos de fundação. No entanto, as comemorações pelo aniversário devem ficar restritas a alguns atores, tendo Didi, como o prefeito é conhecido, por protagonista. Aos figurantes, restarão protestos a partir das 9h. No topo da lista de ‘parentes-funcionários’ do prefeito, está a primeira-dama Edna Ferreira dos Santos, que acumula o cargo de secretária de Ação Social. Uma fonte do Bocão News ironizou a nomeação da esposa do prefeito. “Parece que a benevolência da prefeitura só existe mesmo com a família de Didi. A cidade está um caos”. Além de Edna, estão dez primos, noras, concunhadas e até um compadre.

Em entrevista ao Bocão News, Didi afirmou não haver ilegalidade nas nomeações que, segundo ele, têm a anuência do Ministério Público estadual. “Todos os que estão na lista e não são concursados já tiveram as nomeações legalizadas pelo MP. A promotoria de Justiça disse que não tem problema nenhum quando se trata de primeiro escalão e cargos de confiança. Podem ser filhos, irmãos, qualquer pessoa”, minimizou. Mas, ao contrário do que informou o prefeito, a promotora de Justiça Luiza Amoedo disse, por meio da assessoria de comunicação do Ministério Público estadual, que existe um procedimento para apurar nomeações irregulares feitas pelo Município.
 

 

BRIGA DE PARENTES

Dez primos participam da gestão de Didi e, apesar do acolhimento familiar na máquina pública, os atritos não deixaram de existir. Um dos primos, o secretário de Desenvolvimento Ozeas Santos de Souza, demonstrou insatisfação com o governo do prefeito na tarde desta terça-feira (28), em uma rede social. No desabafo, ele escreveu: “Decepção e vergonha de ter participado de um grupo de políticos incompetentes...”. E acrescentou: “... mas a falta de vergonha desse grupo do prefeito continua levando o povo ao fundo do poço”. Didi atribuiu o desabafo do primo questões políticas.
 

 

QUEDA DE BRAÇO

A vice-prefeita Edileusa Laudano (PMDB), que já ingressou com 11 ações contra o prefeito por improbidade administrativa, confirmou o loteamento da prefeitura com o emprego de parentes de Didi. “Sei que tem vários parentes. Aqui na cidade todo mundo sabe. Já pedi, inclusive, a folha de pagamento da prefeitura diversas vezes, mas nunca tive acesso”, disse. Professores municipais marcaram protestos para esta quinta-feira (30). A categoria alega atraso no pagamento de salários, além da falta de estrutura das unidades escolares. O ano letivo, segundo o professor Cauique Almeida, começou em maio, teve recesso em junho, e não foi retomado. “Os docentes estão com salários atrasados há três meses, não receberam 13º salário do ano passado, férias, nenhum dos direitos trabalhistas. As escolas não têm estruturas e os alunos estão sem aula. Não sei como o prefeito pretende recuperar o tempo perdido”, comenta Almeida.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024