bannerfull

Liniker, Leandra Leal e Giovana Xavier discutem resistência

Projeto Mulher com a Palavra estimula arte, pensamento e empoderamento feminino. É isso aí! A luta é de todos!

25 de setembro - 2019 às 12h05
Liniker-Leandra-Leal-e-Giovana-Xavier-discutem-resistncia

SECOM Bahia // Repórter: Renata Preza

Na noite desta segunda-feira (23), a segunda edição do ano do Mulher com a Palavra reuniu, no palco da Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, a atriz Leandra Leal, a cantora Liniker e a historiadora Giovana Xavier. Sob o olhar atento de mais de 1,5 mil pessoas, as convidadas conversaram sobre o tema ‘Arte, Pensamento e Resistência’ e também relembraram momentos marcantes de suas carreiras. Com mediação da jornalista Rita Batista, esta foi a primeira vez, em quatro anos do Mulher com a Palavra, que o evento teve a participação de uma mulher trans: Liniker. Na ocasião, a cantora reforçou a importância dos debates protagonizados por mulheres. "Quanto mais a gente consegue dialogar junto e trazer pensamentos de lugares diferentes, mais fácil fica de chegar a um ponto onde as vivências múltiplas sejam aceitas", ressaltou. 

Autora do livro ‘Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história’, doutora em História e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Giovana enalteceu a existência do Mulher com a Palavra. "A possibilidade de estarmos juntas, contando histórias diferentes, mas que, ao mesmo tempo, se conectam, faz parte de um projeto pedagógico para estimular mais e mais mulheres a narrarem, contarem e se apropriarem das próprias histórias", refletiu Giovana. Já Leandra Leal, que também atua como diretora e produtora, lembrou que "vivemos em um momento em que precisamos nos encontrar, discutir, construir e praticar nosso lugar de escuta". 

Mulher com a Palavra

Titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), Julieta Palmeira reafirmou a importância de o poder público apoiar eventos como esse. "Já estamos na segunda edição de 2019 deste projeto consolidado, que tem quatro anos. Hoje discutimos um tema relevante na atualidade não somente para as mulheres, mas para toda a gente brasileira".

Empoderamento feminino, trajetória profissional e outros temas que envolvem os direitos das mulheres já foram discutidos por nomes como Preta Gil, Zezé Mota, Conceição Evaristo, Karol Konka, Elza Soares, Zélia Ducan, Márcia Tiburi, Elisa Lucinda e MC Carol. O Mulher com a Palavra é uma iniciativa da Maré Produções Culturais, em parceria com a SPM, e patrocínio da Avon e da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás).

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024