bannerfull

Mais de 1400 famílias são afetadas pela cheia do São Francisco em Xique-Xique

Nível da água subiu cerca de 7 metros; segundo o prefeito Reinaldinho, muita gente insiste em permanecer nas áreas de risco.

27 de janeiro - 2022 às 11h08
Mais-de-1400-famlias-so-afetadas-pela-cheia-do-So-Francisco-em-Xique-Xique

Por TV Bahia

Cerca de 1.429 famílias foram afetadas pela cheia do Rio São Francisco, em Xique-Xique, no interior da Bahia, desde o dia 11 de janeiro. Desse total, ao menos 550 seguem desabrigadas ou desalojadas. De acordo com o prefeito Reinaldo Braga Filho, algumas famílias se recusaram a ficar longe de suas casas por medo de que os imóveis fossem furtados. "Estamos há praticamente 15 dias tirando pessoas das ilhas, aquelas que desejam vir para a sede [do município]. Já aquelas que querem ficar perto das residências, nós doamos lonas. Também fizemos distribuição de medicamentos", explicou.

A água subiu cerca de 2,5 metros desde o dia 27 de dezembro de 2021. Até a última terça-feira, o nível do Rio São Francisco estava em 7,2 metros. "Também esperamos que nosso decreto de emergência, publicado em 11 de janeiro, seja homologado pela Defesa Civil do estado, para que possamos receber apoio para assistir à população", complementou.

A prefeitura informou que a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda tem acompanhado a situação das famílias, que foram cadastradas para receber assistência. Além disso, cerca de 1,6 mil lonas foram doadas, bem como medicamentos. Já a Central Única das Favelas (CUFA) doou 100 cestas básicas, através da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA).

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024