bannerfull

Manu Dibango, lenda do afro-jazz, morre após testar positivo para coronavírus

Artista de 86 anos estava internado há alguns dias e testou positivo para a Covid-19. Descanse em paz, gigante! Salve, Manu!

24 de março - 2020 às 15h49
Manu-Dibango-lenda-do-afro-jazz-morre-aps-testar-positivo-para-coronavrus

G1

Hospitalizado há vários dias, depois de ter sido testado positivo para a Covid-19, Manu Dibango, saxofonista camaronês e lenda do afro-jazz, morreu aos 86 anos na França. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (23) por um dos responsáveis pela sua gravadora e publicada em sua rede social. A vida de Emmanuel N'Djoke Dibango, mais conhecido como Manu Dibango, foi inteiramente dedicada à música. Ele ficou conhecido mundialmente com o sucesso de Soul Makossa, em 1972, que entrou para a lenda do jazz.

A música fazia parte do lado B de um disco de 45 rotações, cujo título principal era um hino para o time de futebol de Camarões para a Copa Africana de Nações de futebol. Soul Makossa caiu nas graças de DJs de Nova York, e a canção conquistou os Estados Unidos. Manu Dibango acusou Michael Jackson de plágio em uma música do álbum "Thriller" e um acordo financeiro foi firmado e colocou fim ao litígio.
Manu Dibango nasceu em Camarões em 1933. Foi no coral do templo religioso, onde sua mãe era professora, que ele aprendeu a cantar, enquanto a vitrola dos pais o fazia conhecer músicas francesa, americana e cubana, trazidas por marinheiros que desembarcam no porto de Douala.

Aos 15 anos, seu pai o enviou para estudar na França. Foram três semanas de barco até chegar ao porto de Marselha onde desembarcou, como conta em sua biografia, com 3 kg de café em sua mochila. Mercadoria rara na França. Após a guerra, o produto rendeu dinheiro suficiente para pagar um mês de pensão.

Precursor da World Music 

O jazz entrou na vida de Manu Dibango, e nunca mais o deixou, e o saxofone se tornou seu instrumento favorito. Ele conheceu o também músico camaronês Francis Bebey, e juntos formaram um grupo que se apresentava em bares e casas noturnas. Ao deixar de fazer os testes para entrar na Faculdade, seu pai deixou de sustentá-lo. Dibango se mudou para a Bélgica, onde seu jazz ganhou contornos mais africanos com o contato comunidade congolesa, em plena efervescência. O Congo Belga declarou independência em 1960. Manu Dibango partiu para Léopoldville, (atual Kinshasa), onde dirigiu uma casa noturna e lançou o twist.

No início dos anos 1960, seu país, Camarões, estava em guerra civil e ele retornou à França, onde descobriu o R&B s e estrelas francesas da época como Dick Rivers e Nino Ferrer, que o contrataram como músico. Nos anos 1990, Manu Dibango gravou o álbum "Wakafrik"a com os maiores sucessos africanos, uma viagem de Dakar à Cidade do Cabo. Youssou N'Dour, Salif Keita, Angélique Kidjo, Peter Gabriel participam do projeto. Outros álbuns foram ainda gravados por esse artista genial, precursor da World Music. 
 





Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024