bannerfull

Massa de ar quente e seco perde força, permitindo a volta das chuvas no Estado

Confira a previsão do tempo para o fim de semana em sua cidade!

04 de março - 2016 às 09h47
Massa-de-ar-quente-e-seco-perde-fora-permitindo-a-volta-das-chuvas-no-Estado

Com informações do INEMA / Foto: UOL - Ilustrativa

Para os próximos dias estão previstas algumas mudanças nas condições do tempo na Bahia. Pois, além da massa de ar quente e seco perder força, uma frente fria que está sobre o Sudeste brasileiro, juntamente a umidade vinda da Amazônia e do Oceano Atlântico, favorecem o aumento da nebulosidade e, consequentemente, das chances de ocorrer chuvas sobre o Estado. Na faixa centro-oeste e norte, é a combinação dessa frente fria e a umidade vinda da Amazônia que deixará o céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Tal condição, aliada as altas temperaturas (com máximas variando entre 34°C e 37°C), poderá contribuir na intensificação das chuvas, sobretudo no Oeste e São Francisco, onde não se descarta as chances de ocorrer trovoadas.

Já na faixa centro-leste, apesar de ainda estar sob a influência da massa de ar, a umidade vinda do Oceano Atlântico deverá contribuir para o aumento da nebulosidade, deixando o céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras. As temperaturas permanecem elevadas nessa faixa, com máximas podendo atingir os 36°C (no Nordeste), o que aumenta as chances de que essas chuvas ocorram. Na cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas seguem elevadas (variando entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C), a previsão é de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas fracas, também decorrentes da umidade vinda do Oceano. 


Clique AQUI e confira a previsão para sua cidade! 


Maré

Para o período entre os dias 04 (sexta-feira) e 06 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre a 00h e às 02h e entre às 12h e às 14h, com valores variando de 1,5 e 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 06h e às 08h e entre as 18h e às 20h, com valores variando de 0,2 a 0,9 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta

Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 04/03 (sexta-feira) e 06 (domingo), quando estes Índices deverão variar de 13 a 14. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), tais Índices estão classificados na categoria “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Assim, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024