bannerfull

Oposição demonstra força e articulação em Irecê

Paulo Souto, Geddel e Luizinho Sobral propõem “uma nova Bahia”, com gestão eficiente e sem “vícios” políticos partidários.

29 de junho - 2014 às 14h02
Oposio-demonstra-fora-e-articulao-em-Irec

Foto: Divulgação

Daniel Pinto

O auditório do Gran Fest, em Irecê, norte do estado, ficou pequeno para comportar as comitivas de toda Região de Irecê e Chapada Diamantina que, neste domingo (29), Dia de São Pedro, chegaram aos montes para participar de ato político em prol das candidaturas de Paulo Souto (DEM) ao Governo do Estado e Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Senado. Além da massiva participação popular, o evento foi marcado pela presença de autoridades e inúmeras lideranças políticas de diferentes vertentes partidárias, com destaque para os deputados João Carlos Bacelar (PTN), Pedro Tavares (PMDB), Bruno Reis (PMDB) e Cláudio Cajado (DEM); os prefeitos José Ronaldo (Feira de Santana) e Luizinho Sobral (Irecê), grande anfitrião da “festa”; e mais gestores e vereadores de todo o território.

João Carlos Bacelar foi o primeiro a usar a palavra. Em discurso, disse que se tratava de “momento histórico” porque Irecê e Região admitiam publicamente o apoio à chapa da oposição. “As mudanças que acontecem em Irecê precisar chegar a toda Bahia. Afinal, nos oito anos do ‘desgoverno’ Wagner, foram mais de 200 dias de greve dos professores e Salvador, capital do Estado, se transformou na 13ª cidade mais violenta do mundo”, afirmou o parlamentar, que nesta eleição tenta vaga na Câmara dos Deputados.

Cajado, por sua vez, tentou desconstruir a teoria petista de que é preciso pertencer ao mesmo grupo político do Governo Federal para ter uma boa gestão nos estados e municípios: “temos o exemplo de ACM Neto (Salvador), que não tem apoio do Estado e nem da União e foi eleito o melhor prefeito do Brasil. Portanto, colocar Paulo Souto no Governo é trazer o nosso orgulho de volta”. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, fez questão de destacar que a “Bahia não tem dono”. Na avaliação do democrata, o número de partidos que apoiam o projeto da oposição, “feito inédito na história”, nas palavras do gestor feirense, demonstra a esperança depositada pela população neste projeto de mudança.

“Fogo pesado” contra Governo Wagner

Entretanto, um dos discursos que mais arrancou aplausos da plateia foi o de Bruno Reis, que disse que a Bahia precisar fazer como Irecê e “retirar um gestor fanfarrão e preguiçoso e colocar alguém sério e comprometido”, numa alusão direta a vitória de Luizinho Sobral em cima do ex-prefeito Zé das Virgens (PT) no pleito de 2012. Logo em seguida, o atual prefeito de Irecê - anunciado pelo locutor como “o homem chamado trabalho” - fez pronunciamento inflamado e foi aplaudido de pé pelos presentes. “Quero pedir, aos amigos e amigas, apoio irrestrito aos candidatos do nosso grupo e dizer que estou empenhado em trazer o PR para fortalecer ainda mais essa chapa vitoriosa. Neste dia de festa e alegria, não vou perder tempo falando do PT, uma turma de irresponsáveis e preguiçosos que só sabem enganar o povo”, observou Luizinho, que recentemente teve importante vitória na Justiça Eleitoral.

A propaganda do Governo Wagner que, dentre outras coisas, aponta conquistas na área da Segurança Pública, foi o “norte” usado por Geddel Vieira Lima para propor “um novo caminho para a Bahia”. “Tudo isso me causa indignação quando vejo um Estado onde há carência de necessidades básicas. Propaganda não convence quando a mensagem não é verdadeira. A segurança está bem? Em sete anos foram mais de 37 mil mortes e duas greve da Polícia Militar. Na Saúde é a mesma coisa: hospital público é local de fila e falta de atendimento; e agora inventaram uma tal de regulação que é uma moeda jogada para cima que decide quem vive e quem morre. É essa a Bahia que queremos?”, questionou. O líder peemedebista também não poupou criticas ao pré-candidato petista Rui Costa, descrito como “poste sem competência” escolhido pelo governador para ser uma “marionete”.

Paulo Souto, a estrela maior da comitiva, brincou com a plateia ao afirmar que sua “jovialidade” é reflexo da vontade popular, que tem se esforçado para transformar a Bahia. “O PT é um produto de validade vencida”, reafirmou. “Hoje, o nosso Estado é o maior caloteiro do país. Aqui, em Irecê, por que o Hospital Regional está sobrecarregado? Porque o Governo deixou que os hospitais municipais de Irecê e Xique-Xique fossem fechados... Em nossa gestão, vamos construir Centros de Especialidades em cada região e apoiar todos os municípios sem nenhuma distinção partidária”, prometeu.

Na sequência, ao comentar a suposta “subserviência” do Governo Wagner às determinações do PT nacional, Paulo Souto deixou claro que “interesses partidários não podem prevalecer sobre interesses da Bahia”. “Não queremos o confronto, mas o presidente ou qualquer outro mandatário tem que ouvir a voz altiva e independente da Bahia”.

O evento chegou ao fim com uma grande confraternização entre políticos e eleitores do território.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024