bannerfull

Safra de grãos na Bahia será a maior em 48 anos

De acordo com o IBGE, agronegócio ajuda a manter o PIB do estado no azul.

20 de julho - 2020 às 07h26
Safra-de-gros-na-Bahia-ser-a-maior-em-48-anos

SEAGRI Bahia

A Bahia caminha para obter, na safra de grãos 2019/2020, seu melhor desempenho dos últimos 48 anos. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que é divulgado mensalmente pelo IBGE, registra que a estimativa de colheita de grãos na Bahia está em 9,4 milhões de toneladas, que é a maior de toda a série histórica desse levantamento, iniciado em 1972. Os números apontam para um aumento de 13,5% com relação à safra baiana do ano passado. 

A pesquisa do IBGE, divulgada no início deste mês, comprova a força do agronegócio baiano, que é um dos únicos setores que vêm conseguindo índices de crescimento, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Nesse segundo trimestre de 2020, o agronegócio respondeu por 56,7% de tudo que foi exportado na Bahia. Os bons números impactam diretamente na manutenção de empregos e aumento de postos de trabalho no campo, como também na fixação das famílias nas regiões rurais, o que é muito importante para todas as políticas de desenvolvimento do estado, pois proporciona uma melhor divisão das populações pelo estado.

Somado a tudo, o bom rendimento do agronegócio também possibilitou que o PIB da Bahia venha permanecendo no positivo. No primeiro trimestre de 2020, o agronegócio havia apresentado um crescimento de 3,9% no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso ajudou o PIB baiano, naquele período, a apontar para um crescimento de 0,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2019, seguindo na direção contrária à do PIB do Brasil que, no primeiro trimestre do ano, caiu 0,3%. Os bons números para a safra 2020, apresentados pelo levantamento do IBGE, mostram que o PIB baiano continuará a ter, durante o ano, um expressivo aporte do agronegócio.

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024