bannerfull

Samba e cinema em sessão de cineclube em Lençóis

Samba Riachão, filme de estreia do diretor baiano Jorge Alfredo, será exibido hoje à noite. Confira!

18 de abril - 2017 às 09h27
Samba-e-cinema-em-sesso-de-cineclube-em-Lenis

Divulgação

Uma homenagem ao samba da Bahia sob o olhar de um dos seus maiores representantes: Clementino Rodrigues, mais conhecido como Riachão. Um personagem da cena boêmia soteropolitana e autor de canções consagradas como “Cada Macaco no Seu Galho” e “Vá Morar com o Diabo”. Assim podemos definir o documentário “Samba Riachão”, do diretor Jorge Alfredo, que será exibido na próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato, dia 18, em Lençóis, na Chapada Diamantina. O filme, que é a estreia do diretor baiano Jorge Alfredo no cinema, traz depoimentos de importantes artistas da Bahia, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Dorival Caymmi e Carlinhos Brown. O documentário acompanha o cotidiano do sambista, suas relações com a cidade e a cena cultural de Salvador.

“Riachão é uma espécie de cronista musical que transita entre a tradição e a modernidade da capital baiana. Ele viu a Salvador antiga e é testemunha de todas as transformações tecnológicas e musicais. É um filme necessário para compreender a musicalidade baiana e a versatilidade da cultura produzida na Bahia”, afirma o cineasta e curador do cineclube, Juca Badaró.  As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS). 
 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024