bannerfull

Seis vereadores de Santo Amaro perdem mandatos por compra de votos

Segundo as sentenças, por determinação dos réus, eleitores tiveram que filmar ou tirar foto da urna eletrônica para receber o dinheiro prometido.

03 de dezembro - 2015 às 09h41
Seis-vereadores-de-Santo-Amaro-perdem-mandatos-por-compra-de-votos

Bocão News

Seis vereadores da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, perderam seus mandatos eletivos e se encontram inelegíveis por oito anos após a Justiça Eleitoral acatar e julgar a denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que acusava compra de votos por parte dos edis na campanha do ano de 2012. Como noticiado pelo Bocão News em outubro desse ano, o prefeito Ricardo Machado, e o vice, Leonardo Pacheco, também eram réus nessa ação da procuradoria, mas os processos finalizados até o momento dizem respeito apenas aos vereadores. De acordo com a decisão, os vereadores Artur Pereira Suzart (PT), Elias Pereira Neto (PRB), Jair Oliveira Santana (PSB), Júlio César de Jesus Pinho (PHS), Luciano dos Reis Caldas (PSL) e Raimar Fabiano Costa (PSC) ofereceram vantagem a determinados eleitores, por meio de assinatura de contratos temporários em período não permitido por lei, com a finalidade de conseguir votos.

Ainda segundo as sentenças, no dia da eleição, houve compra maciça de votos, tendo alguns eleitores que filmar ou tirar foto da sua escolha para receber o dinheiro prometido. O vereador Júlio César Pinho chegou a distribuir cestas básicas no bairro de Candolândia, em Santo Amaro. Além disso, os acionados agiram com abuso de poder político e econômico ao receber recursos desviados dos cofres públicos ou de fontes privadas não declaradas. De acordo com a juíza Ana Gabriela Trindade,  a vitória desses políticos é ilegítima e desleal em face dos demais candidatos.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024