bannerfull

Sem água e sem luz na cidade, governador inaugura policlínica em Irecê

Em clima de campanha, correligionários apostam na vitória de Rui ‘Correria’ Costa no primeiro turno. Confira todos os detalhes!

09 de dezembro - 2017 às 10h16
Sem-gua-e-sem-luz-na-cidade-governador-inaugura-policlnica-em-Irec

Fotos: Sertão Baiano / SECOM BAHIA

O governador Rui Costa inaugurou nesta sexta-feira (8), em Irecê, a Policlínica Regional que, por meio de consórcio, vai realizar atendimento especializado e exames para moradores de 21 cidades do território. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, descreveu o momento como “marco histórico para a Bahia”. “Esse novo equipamento, que tem tudo o que é mais moderno no mundo, vai suprir uma lacuna existente entre os postos de saúde e o hospital”. O ex-governador Jaques Wagner falou sobre o orgulho de voltar à Irecê e parabenizou os prefeitos pela participação no consórcio. Empolgado, prometeu para o “segundo mandato de Rui”, a criação de um consórcio de lixo para tratar de resíduos sólidos. “Sozinhas as Prefeituras não tem condições”, justificou. Neste momento, alguém da comitiva oficial alertou ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico sobre a existência do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê (CDS). “Já tem aqui?... Então, vamos botar pra funcionar”, completou o “galego”. 

E os discursos seguiram sempre com referências ao ex-presidente Lula, que, segundo a senadora Lídice da Mata (PSB) “vai voltar a governar esse país” para extirpar o “DNA da maldade do governo Temer”. O clima de campanha ficou mais acentuado a partir da fala do presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD). “Como é que pode não ficar com esse time. Tá testado e aprovado! Rui vai ganhar a eleição de novo no 1º turno. Região de Irecê, não se preocupe, a madeira deitou Rui Costa governador”. O grande anfitrião da tarde, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, logo no início do seu pronunciamento pediu desculpas aos correligionários que não foram nominalmente citados por ele: “não fiquem com ciúmes, vamos esperar as urnas serem abertas em 2018”. 

De acordo com o prefeito, a inauguração da Policlínica Regional de Irecê é um marco tal qual a abertura do Hospital Regional. Elmo Vaz aproveitou a oportunidade para pedir ao governador Rui Costa apoio institucional para uma série de demandas, entre elas a qualificação e início da operação comercial do aeroporto de Irecê, a conclusão do Mercado do Produtor, mais cursos para a UNEB, a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade e a antecipação do pagamento do ICMS. “Não vai precisar nem ter eleições, o que tá bom tem que continuar”, arrematou. 

Luan Santana

Enquanto isso, boa parte do município estava sem energia elétrica e sem água: de acordo com a Embasa, um problema numa das estações de bombeamento provocou a interrupção do fornecimento para cidades atendidas pela Adutora do São Francisco. Além disso, um "grande vazamento" também prejudicou o abastecimento de água em Irecê, América Dourada, Central, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, P. Dutra e Gabriel. Devido à ruptura de uma das linhas de fornecimento de energia elétrica de Irecê, bairros como o Jardim Europa, Alto do Moura, Asa Sul e boa parte do Centro ficaram às escuras das 9h às 20h. Ainda pela manhã, um dos portais instalados na Praça Clériston Andrade para o show de Luan Santana desabou e atingiu dois carros. Por sorte, ninguém ficou ferido. 
 


SEGURANÇA PÚBLICA: Tiros no coração de Irecê

Distante de todos os transtornos, Rui Costa, mais comedido do que seus correligionários, destacou a importância da nova unidade. “Esta policlínica, que tem quase 3 mil metros quadrados construídos, vai realizar os exames que as pessoas precisam, as consultas com médicos especializados, porque antes a pessoa ia no posto de saúde, e no atendimento era orientada a procurar um especialista, e o prefeito tinha o esforço de mandar essa pessoa pra se consultar com um especialista na capital. O cidadão tinha que sofrer percorrendo muitos quilômetros pra conseguir um atendimento, ou deixavam de realizar exames e com isso os problemas de saúde se agravavam. A policlínica regional vai atender a essas demandas da saúde da população”, afirmou o governador.


Com investimento de R$ 25 milhões, a Policlínica Regional de Irecê vai oferecer 18 especialidades diferentes, além de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia. Fazem parte do consórcio de Saúde os municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Morro do Chapéu, Souto Soares e Tapiramutá. 

 

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024