bannerfull

Seu vereador(a) goza da sua confiança ou goza da sua cara?

Acompanhe os bastidores da política em IRECÊ e reflita sobre a atuação de quem você elegeu em 2016...

10 de janeiro - 2017 às 13h51
Seu-vereadora-goza-da-sua-confiana-ou-goza-da-sua-cara

Charge e imagem ilustrativas

Por Daniel Pinto

Após a abertura das urnas das eleições 2016, se for levando em conta apenas a legenda, o grupo do então prefeito Luizinho Sobral (PTN) elegeu 9 vereadores, enquanto Elmo Vaz (PSB) grande vencedor do pleito, fez apenas 6 vereadores que teoricamente formariam sua base de sustentação na Câmara Municipal. Em política, como se diz no jargão, “na prática a teoria é outra”. Antes mesmo do final do ano, de acordo com informações de bastidores, a bancada governista já dispunha de maioria absoluta. A teoria se tornou fato quando da eleição do vereador Figueredo (PSB) como presidente da Casa Legislativa para o biênio 2017-2018. 

Mesmo enfraquecida, o que ainda resta da oposição cogita até mesmo a possibilidade de questionar judicialmente o processo que consagrou a vitória de Figueredo e, consequentemente, de Elmo. De sorte... Tem até gravações “rolando na praça” com negociatas, pedidos de emprego, promessas de vantagens e juras de amor. Dizem que a eleição feriu o Regimento Interno da Câmara Municipal no que diz respeito ao quórum necessário para votação da Mesa Diretora. Mas, o entendimento geral é de que o caminho jurídico é mero contratempo, uma vez que, ainda segundo informações de bastidores, hoje a base governista conta com mais de 11 integrantes. 
 


Na semana passada, veio à tona que o PTN, partido do agora ex-prefeito Luizinho Sobral, havia publicado uma resolução administrativa estabelecendo aos filiados uma postura de oposição ao Governo Elmo Vaz. O documento alerta sobre as obrigações dos “dirigentes e detentores de mandato eletivo” e sobre os riscos da “infidelidade partidária”: nas entrelinhas, uma “ameaça velada” a Margarida Cardoso, Espedito Moreira e Paulinho do Destak. 

Ao longo dos próximos meses, a atuação de cada vereador ganhará contornos mais claros, ao tempo que as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo ficarão mais nítidas e em “alto relevo”. Entretanto, diante de tudo que vê e se sabe do mundo da política, na sua intimidade, no fundo do seu coração, esqueça até a aprovação do aumento de salários, responda com sinceridade: seu vereador(a) goza da sua confiança ou goza da sua cara?

Brasil – País rico é país sem pobreza. 

LEIA MATÉRIAS RELACIONADAS: 

Elmo Vaz surpreende e vence disputa eleitoral em Irecê  

PTN fará oposição ao Governo Municipal em Irecê
  

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024