bannerfull
  • Chega às plataformas de música, neste mês de abril, o álbum “Tem samba no mar”, de Roque Ferreira. O disco permanecia inédito no formato digital e é o primeiro do compositor do Recôncavo Baiano, lançado há 20 anos pelo selo Quelé, inteiramente dedicado ao samba, nascido da parceria entre as gravadoras Biscoito Fino e Acari Records. Parceiro de Roque Ferreira em 8 faixas do álbum, o compositor e poeta Paulo César Pinheiro escreveu no encarte da edição em CD, de 2004: “Roque mandou uma fita com sambas-de-roda, chulas, cocos-de-embolada e ijexás, com a marca de sua terra de origem. Puxei o cardume, com a minha rede de pescar…

    ler mais
  • A vinícola UVVA, localizada na Fazenda Progresso, em Mucugê, na zona turística Chapada Diamantina, segue ampliando o catálogo de premiações internacionais, em apenas dois anos de produção. Em março, o seu Chardonnay 2022 conquistou a medalha de ouro no Vinalies 2024, um dos concursos de vinhos mais importantes do mundo, realizado na França; e a medalha de prata no Chardonnay du Monde 2024, outra competição francesa, conhecida pelo nível de exigência em atestar, exclusivamente, a uva Chardonnay. A vinícola já lançou 12 rótulos, entre vinhos tintos, brancos e espumantes, conquistou 27 prêmios nacionais e internacionais…

    ler mais
  • Dentre todos os bairros de Irecê, a Lagoa do Tió se destaca pelo grande senso comunitário. Quem teve a oportunidade de viver lá, conhece com intimidade a rotina de todos os moradores. No dia a dia da Lagoa do Tió, vizinhos compartilham alegrias e tristezas como se fossem membros de uma única família. Esse sentimento, além de nutrir o caráter, também fortalece vínculos, alimenta a solidariedade e ensina (na prática) a importância de se colocar no lugar do outro. Depois de refletir sobre a infância e a adolescência na Lagoa do Tió, Mateus Teles, 34 anos, decidiu disputar uma vaga na Câmara Municipal de Irecê.

    ler mais
  • Em virtude da legislação, até sexta-feira (05), nove integrantes do 1º escalão da Prefeitura de Irecê vão se desincompatibilizar dos cargos para disputar as Eleições 2024. O atual secretário de Governo, Murilo Franca, aclamado como pré-candidato a prefeito, será substituído pelo ex-titular da pasta, Alan Franca, professor universitário e bacharel em História; que também vai acumular a chefia de Gabinete no lugar de Mateus Teles. 

    Na Secretaria de Meio Ambiente, sai Hildegar Mendes e entra Sara Araújo, engenheira ambiental, especialista em Segurança do Trabalho. O vereador licenciado Moisés Filocre…

    ler mais
  • Na correria produtiva para melhorar os serviços de Saúde da Bahia, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) teve reunião com a titular da SESAB, Roberta Silva de Carvalho, nesta quarta-feira (03), para tratar de demandas do interior do Estado, especialmente relacionadas às cidades de Ibititá, Várzea Nova e Ipupiara. Ao lado do vice-prefeito Mateus Neves, o deputado que mais trabalha pela Grande Região de Irecê defendeu a ampliação do Hospital Municipal de Ibititá, “visando a implantação de um centro cirúrgico”.  

    “Seguindo a recomendação do governador Jerônimo Rodrigues, o objetivo é…

    ler mais
  • A semana começou pegando fogo nos bastidores da política ireceense! O vereador Tertinho (PT) foi oficializado pelo grupo do prefeito Elmo Vaz como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Murilo Franca. O anúncio foi feito por Tertinho durante entrevista numa emissora local, logo em seguida a notícia foi confirmada pelo prefeito da cidade, grande líder desse processo. “Chegamos a este entendimento e tenho plena convicção de que estamos fazendo aquilo que é o melhor para Irecê. A chapa é Murilo e Tertinho! É isso que a grande maioria da nossa população deseja, que é marcharmos juntos pelo bem de Irecê”,…

    ler mais
  • De acordo com Denúncia Crime apresentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o ex-prefeito de Uibaí Pedro Rocha é acusado de, nos dois últimos quadrimestres do ano de 2016, autorizar despesas no valor de R$ 3.103.886,92, apesar de possuir apenas R$ 1.025.185,91 em disponibilidade de Caixa no encerramento do exercício financeiro. Na denúncia, em tramitação na Vara Criminal de Irecê, a Promotoria destaca um minucioso levantamento realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) para confirmar o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além de ferir os princípios da legalidade, razoabilidade e moralidade, a conduta…

    ler mais
  • Pequena no tamanho, mas gigante na importância para a polinização de frutas, legumes e grãos, as abelhas entraram na vida de Janete Neves em 2021, com a criação de espécies com ferrão na comunidade quilombola de Piaçava, no município de Esplanada, no Litoral Norte da Bahia, onde preside, atualmente, a Associação dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia (Ajarquiba). Na época, afirma ela, “não tinha os conhecimentos necessários” para desempenhar a atividade como desejava. Para sanar essa lacuna, buscou se qualificar para adquirir as técnicas e melhorar a produção das colmeias. Um dos treinamentos…

    ler mais
  • Nesta quinta-feira (14), o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) intermediou um encontro entre o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, e o vice-prefeito de Ibititá, Mateus Neves. A agenda política na capital também incluiu reunião com o secretário Adolpho Loyola, chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues e principal articulador político do Estado. A informação é de que Mateus vai se filiar ao PT. Entretanto, Cafu garante que o "mais importante para Ibititá é manter a unidade entre o Partido dos Trabalhadores e o PSD, liderado pelos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel". "Esse é o time de Lula, Jerônimo, Jaques…

    ler mais
  • Importante destino da zona turística Baía de Todos-os-Santos, o município de Cachoeira pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural. A solicitação foi feita pela gestão municipal ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta quarta-feira (13), dia do aniversário de 187 anos de emancipação da cidade, em cerimônia na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com a presença de representantes do Governo do Estado. O instituto vai elaborar um dossiê que será encaminhado para avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024