bannerfull
  • Durante reunião realizada nesta segunda-feira, dia 05, com a presença do prefeito Elmo Vaz, secretários municipais e representantes de escolas públicas e particulares, Núcleo Territorial de Educação, APLB, UNIPI, Consórcio de Saúde, além do Centro de Operações Emergenciais, foi anunciada a vacinação de todos os trabalhadores da Educação e apresentado o Protocolo Sanitário para o retorno seguro às atividades presenciais no município a partir do dia 12 de julho. As instituições de ensino deverão adotar o modelo híbrido de retorno por meio da implementação de medidas e…

    ler mais
  • Por Severino Francisco  

    A loucura da gestão de saúde dos governantes sobre a pandemia atualizou a obra de Machado de Assis. O conto “O alienista” promove a inversão de todos os valores de sanidade e loucura. Ao fim, o médico Simão Bacamarte, instalado na cidadezinha de Itajaí, chega à conclusão de que está louco e se interna no hospício. Para celebrar seus 25 anos, a Confraria dos Bibliófilos do Brasil publica dois contos de Machado sobre o tema tão presente da loucura que nos ronda, com ilustrações da artista…

    ler mais
  • A Universidade de São Paulo (USP) concedeu nesta terça-feira (29) o primeiro título de Doutor Honoris Causa a um brasileiro negro desde sua criação para o abolicionista Luiz Gama, poeta, jornalista e advogado do século 19. O título foi proposto pela Congregação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e aprovado por unanimidade, em reunião virtual, pelo Conselho Universitário da USP. Antes dele, a universidade tinha concedido o título a um homem negro apenas uma outra vez, em 2000, quando foi homenageado Nelson Mandela, político e ativista da África do Sul. Além de Mandela, Luiz Gama é o único outro negro na…

    ler mais
  • Graças aos esforços da gestão Birinha Levi e ao comprometimento dos servidores da rede municipal, Uibaí recebeu do Ministério da Saúde o Selo "Atenção Primária de Qualidade”, honraria concedida a apenas 255 cidades do Brasil que se destacaram no enfrentamento à pandemia de covid-19. Dos 417 municípios da Bahia, apenas 13 tiveram o reconhecimento do Governo Federal por fortalecer a Atenção Primária, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial. Além da eficiência no cumprimento dos protocolos de prevenção ao coronavírus, foram certificadas aquelas gestões…

    ler mais
  • Casada e mãe de dois filhos, uma heroína negra é a protagonista da websérie Punho Negro, que será lançada neste dia 02 de julho, às 19h, no Youtube. Em cinco episódios, um por semana, mais uma vez Punho Negro traz a representatividade e discute e as pressões sociais que a mulher sofre no dia a dia. Além dos vídeos, acontecerão dez oficinas com tema "Filma AÊ  - Por uma produção audiovisual sem limite", ministradas aos sábados, de forma on-line e gratuitas, pelo Coletivo Êpa Filmes. 

    Seguindo todos os protocolos de segurança, na nova temporada, a heroína mostra as que as dificuldades…

    ler mais
  • Nesta quinta-feira, 1 de julho, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Irecê abre inscrições para contratação de médicos de diversas especialidades. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano a contar da data da homologação do certame, com possibilidade de prorrogação por igual período. A seleção será realizada em etapa única: avaliação de títulos, de caráter classificatório e eliminatório. As vagas são para Cardiologista, Oftalmologista, Angiologista, Dermatologista, Pneumologista,…

    ler mais
  • Após uma construtiva discussão de ideias e propostas para a Região de Irecê, nesta segunda-feira (28), o prefeito de Ibipeba, Demostenes de Sousa, assumiu o compromisso de apoiar a pré-candidatura de Cafu Barreto à Assembleia Legislativa em 2022. Com foco prioritário no Desenvolvimento da sua cidade, Demostenes também anunciou que irá caminhar “lado a lado” com Diego Coronel na disputa por vaga na Câmara dos Deputados. O prefeito de Ibipeba traz consigo o peso do seu grupo político e a influência de quem está no segundo mandato com grande prestígio junto à comunidade.  ler mais

  • O avanço tecnológico na vistoria de automóveis e a implantação da placa Mercosul ainda não foram suficientes para evitar um crime que causa prejuízos aos proprietários: a clonagem de veículos. O clone apresenta as mesmas características do carro original e usa cópias das placas, adquiridas de forma fraudulenta. A ação delituosa provoca o acúmulo de dívidas de multas e aumento na pontuação da carteira de habilitação (CNH) para o verdadeiro proprietário do veículo, que ainda corre o risco de responder por crimes de trânsito, em casos de acidentes, sem ter sido responsável pelos atos.…

    ler mais
  • De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (29), estará proibida a venda de bebida alcoólica em todo o estado da Bahia, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de quinta-feira (1º de julho) até as 5h da segunda-feira ( 5). A exceção para o cumprimento desta medida será apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos. Também em toda a Bahia, o toque de recolher, que prevê a restrição da locomoção noturna de pessoas, passará a ser das 22h às 5h, a partir…

    ler mais
  • Felipe Machado  

    Entre as consequências sobre a comunidade artística, a pandemia despertou em roteiristas e diretores a vontade de refletir sobre a solidão, mas também sobre o que significa ser humano em um mundo cada vez mais tecnológico. “Solos”, nova série da Amazon Prime Video, reúne esses dois elementos de maneira sensível e reflexiva. Com episódios independentes e um elenco de grandes estrelas de Hollywood, a produção traz monólogos filosóficos ambientados em cenários futuristas.

    Embora trate…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021