bannerfull
  • Para o município de Uibaí, a Educação é a principal ferramenta de transformação social. Para além das suas atribuições institucionais e com os “olhos” voltados para o futuro da cidade, a Prefeitura oferece transporte para estudantes matriculados em cursos, escolas e instituições de ensino em Irecê. O serviço é gratuito e funciona nos três turnos. Quem já utiliza o transporte precisa renovar o cadastro. Mas, quem se interessou e quer garantir vaga deve procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 7, durante horário administrativo. Não se esqueça de levar documentos…

    ler mais
  • O cacaueiro é uma planta nativa de uma região úmida, que vai do Peru ao México, passando pelas bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orenoco. Segundo recomendações da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), para cultivá-lo, é necessário que o solo seja profundo e bem drenado, além de necessitar de sombra para se desenvolver. Com essas características de cultivo, o Sistema Agroflorestal (SAF) mostrou-se propício.  

    Esse sistema consiste em integrar diversas culturas de ciclo longo, médio e curto, com características de desenvolvimento que se complementam, para obter uma melhora na produção,…

    ler mais
  • Já com o novo salário mínimo e o reajuste dos professores e agentes de Saúde e Endemias, a Prefeitura de Ibititá enviou, no início desta semana, a folha salarial dos servidores do município. Graças ao planejamento da gestão Cafu Barreto, o dinheiro já está disponível nas contas dos funcionários públicos de Ibititá. 

    Enquanto a maioria dos municípios do Brasil ainda pena para honrar os compromissos do ano passado, pelo 8º ano consecutivo, Ibititá é destaque pela austeridade, controle de gastos, eficiência na aplicação dos recursos públicos e pelos investimentos em Desenvolvimento…

    ler mais
  • Se somar na conta o 2 de Julho, dia em que se comemora a Independência da Bahia e o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira do estado, 8 de dezembro, marque aí no calendário 13 folgas estendidas em um ano só. Em comparação com 2019, em que foram apenas cinco feriados, o ano tem mais que dobro de pausas. Ainda que muita gente fique animada ao ler esta notícia, a verdade é que legalmente, nenhuma empresa é obrigada de dar esse folgão. O dia que antecede ou sucede um feriado é dia útil. Com a reforma trabalhista, que ajustou as novas regras de contratação no país, as compensações passam a ser…

    ler mais
  • O 16º Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia está com suas inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro. Podem participar espetáculos e artistas que atuem nas áreas de música, mímica, acrobacia, ilusionismo, comicidade, dança, teatro, poesia e artes plásticas.

    Artistas do mundo todo podem se inscrever, mas é preciso que as performances tenham alta qualidade e profissionalismo e caráter de show de rua,  além de contar com o elemento de "chapéu", ou seja, receber a aprovação do público em forma de moedas e cédulas jogadas dentro do chapéu do artista. O Festival Internacional…

    ler mais
  • O novo líder do Campeonato Baiano é o Atlético de Alagoinhas. O time do interior venceu o Jacobina no último domingo (2) por 2x0, no estádio Carneirão, em Alagoinhas, e chegou a oito pontos. Após quatro rodadas, o Carcará passou à frente do Bahia, que ficou no empate contra o Jacuipense, pelo número de gols marcados e do Vitória pelo saldo de gols. O experiente Magno Alves não marcou dessa vez. O lateral direito Paulinho anotou o primeiro gol e o atacante Jacson saiu do banco para fechar o placar. Os dois gols saíram no segundo tempo.

    Curiosamente, foi a primeira vitória do Atlético diante do seu torcedor. No Carneirão,…

    ler mais
  • Para demonstrar os prejuízos da compactação do solo e a importância da diversificação de culturas nos sistemas de produção, a Embrapa irá promover demonstrações de boas práticas agrícolas para manutenção e recuperação da qualidade do solo na Vitrine de Tecnologias da Embrapa no Show Rural Coopavel, evento que está sendo realizado de 2 a 7 de fevereiro, em Cascavel (PR). 

    Na estação de Manejo do Solo e de Plantas de Cobertura, na Vitrine da Embrapa, uma parte da área foi compactada propositalmente e a outra é um exemplo de solo produtivo. “Nosso objetivo é facilitar…

    ler mais
  • O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Conceição de Feira que suspenda, no prazo máximo de 72h, o concurso público regido pelo edital 01/2019 por conta de indícios de fraudes na realização do certame, que poderão acarretar a anulação do processo seletivo. Segundo o promotor de Justiça Marcel Bittencourt, o concurso deve continuar suspenso até que sejam concluídas as investigações realizadas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Além disso, o Município deve se abster de homologar o referido processo seletivo e encaminhar resposta por escrito ao MP, no prazo…

    ler mais
  • A Bahia conquistou o primeiro lugar de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com a aprovação do jovem Jônatas Magalhães Santos. Ele é aluno da equipe do Colégio Leffler e recebeu o resultado da seleção nesta sexta-feira, 24, com alegria, ao lado da família. Para alcançar êxito, Jônatas se preparou com a metodologia desenvolvida no Curso Interseção, presente na comunidade baiana há 29 anos.
    A metodologia funciona preparando os alunos para a conquista nos vestibulares, dispondo de professores com mestrado e doutorado, em aulas que substituem a estrutura do "decoreba" pela real compreensão dos assuntos. Durante…

    ler mais
  • Os pequenos negócios que foram excluídos do Simples Nacional em 2019 têm até 31 de janeiro para regularizarem as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020