bannerfull
  • Um dos maiores ídolos do futebol mundial, o argentino Leonel Messi, divulgou em suas redes sociais a história de Domingos José dos Santos, 35 anos, estudante baiano, oriundo da rede estadual de ensino, que possui deficiência visual. O post conta a história de vida e superação de Domingos, após o uso dos óculos OrCam MyEye 2.0, um dispositivo que permite, de forma simples, a leitura automática de diversos elementos, como textos, telas, rostos e objetos, melhorando a autonomia, independência, inclusão e qualidade de vida. O vídeo já alcançou mais de três milhões de visualizações. O equipamento de Domingos foi…

    ler mais
  • Dando seguimento à agenda oficial em Salvador, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) se reuniu, nesta quinta-feira (18), com a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, para tratar de demandas de diversas cidades do interior. Além da ampliação do Programa de Saúde voltado para estudantes da rede, o deputado solicitou formalmente a construção de Escolas em Tempo Integral no Distrito de Salobro e nos municípios de Ipupiara, Ibititá, Canarana e Barra do Mendes.

    “Para tornar a Bahia cada vez mais desenvolvida é preciso intensificar os investimentos em Educação de qualidade”, afirmou Cafu, que ficou…

    ler mais
  • O instrumentista Armando da Costa Macêdo, o Armandinho Macêdo, vai receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A sessão solene de outorga será realizada na próxima quarta-feira (24), às 17h, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, na rua Doutor Augusto Viana, no Canela. O evento será presidido pelo reitor da Ufba, professor Paulo Miguez de Oliveira, pelo diretor da Escola de Música, professor José Maurício Valle Brandão e os diretores da Faculdade de Medicina da Bahia e de Direito, professores Luís Fernando Fernandes Adan e Julio Cesar de Sá da Rocha, respectivamente. O título de Doutor Honoris Causa…

    ler mais
  • A agricultura familiar da Bahia aprimora os seus processos de acesso a mercados a cada dia. Por meio do incentivo do Governo do Estado, a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes) realizou mudanças em diversos âmbitos da cooperativa, inclusive na embalagem de seus produtos. As novas embalagens de produtos como a Amêndoa de Licuri torrada sem sal, com sal e com rapadura estão tendo boa repercussão nos mercados, triplicando as vendas dos produtos, que agora contam com um material mais atraente e com o Selo da Agricultura Familiar, além de informações importantes e mais legíveis para o consumidor, especialmente pelo fato de ser…

    ler mais
  • O fornecimento de gasolina, diesel e gás de cozinha fica mais barato a partir desta quarta-feira, 17/5, em todo o país. A Petrobras anunciou a mudança da política de preços e a queda nos valores praticados pela empresa. O novo modelo maximiza vantagens que a Petrobras tem a nosso favor, sem se afastar da referência internacional de preços. Abrasileirar significa levar nossas vantagens em conta sem tirar o Brasil do contexto internacional. Preservar o resultado econômico alto e não descer a rentabilidade. Faremos o melhor preço dentro de nossas possibilidades, usando para esse efeito a autossuficiência conquistada em anos e anos. (Jean Paul Prates, presidente da Petrobras). ler mais

  • Dois jovens moradores de Morro do Chapéu, no interior da Bahia, estão partindo para novos desafios no mundo da música. Matheus Montino, de 21 anos, e Vanessa Jacobina, de 19 anos, iniciaram suas trajetórias na centenária Sociedade Filarmônica Minerva, um dos orgulhos da cultura do município baiano, que desde 2017 conta com o apoio da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel no Brasil, que está presente na região com três parques eólicos. Este ano, Vanessa foi aprovada para um intercâmbio nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), onde inicialmente estudará canto e, em seguida, um instrumento a ser definido. Já o saxofonista Matheus foi um dos três alunos da Escola de…

    ler mais
  • Por Durval Ramos   

    Não vai demorar para que você possa assistir a Super Mario Bros – O Filme do conforto da sua casa. A Amazon confirmou que a animação de maior sucesso de 2023 chega na loja do Prime Video a partir do dia 25 de maio — o que significa que vai ser possível ver e rever as aventuras do mascote da Nintendo na sua TV quantas vezes quiser. 

    Como de costume, o longa chega à plataforma apenas com opção para locação. O valor não foi divulgado pela empresa, mas é possível usar outros títulos como parâmetro para ter…

    ler mais
  • O desmatamento na Amazônia teve queda de 68% em abril de 2023 na relação com o mesmo mês no ano passado. Foram 328 Km2 registrados em abril de 2023, diante de 1.026 Km2 do mesmo período em 2022. O dado de abril deste ano também é menor em relação a 2021 (579 Km2) e em relação a 2020 (407 Km2). As estatísticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicam também que há uma trajetória de desaceleração de 40% no desmatamento na Amazônia levando em conta o recorte de 120 dias, de janeiro a abril. Foram 1.173km2 em 2023 contra 1.967km2 no mesmo período em 2022.

    O Deter, utilizado pelo Inpe, é…

    ler mais
  • Transferir frustrações da vida conjugal para a relação entre pais e filhos é mais comum do que se imagina e pode deixar marcas que serão carregadas para o resto da vida, principalmente do menor. Essa relação conflituosa, se encaixa no que chamamos de alienação parental que, com base na Lei nº 12.318/2010, se caracteriza “quando há interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento…

    ler mais
  • A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) republicou, nesta sexta-feira (12), a licitação para a contratação de câmeras corporais para policiais, as chamadas bodycams. O documento foi publicado em Diário Oficial quatro dias após o processo ser suspenso, na última segunda-feira (8).

    O adiamento, do processo que havia sido publicado em abril, ocorreu porque empresas da área de tecnologia pediram esclarecimentos e impugnações. A SSP-BA informou que as empresas farão captação, transmissão, armazenamento, gestão e custódia de evidências digitais. 

    O edital pode ser requisitado…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024