bannerfull
  • Numa clara demonstração de amor e respeito pela democracia, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) teve encontro, nesta terça-feira (09), com o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches (União Brasil). Apesar de atuarem em campos opostos na política, os dois conversaram fraternalmente e discutiram formas de tornar mais eficiente a atividade parlamentar. “Alan é médico, já foi presidente da Câmara Municipal de Salvador e hoje ocupa posição de destaque aqui na Casa. Na condição de homem público, tem bagagem e serviços prestados à nossa comunidade. Portanto, merece nosso respeito…

    ler mais
  • Raquel Brito*

    Estudar fora é um sonho que parece distante demais para muitos brasileiros. Para a serrinhense Anna Carolina Stein, de 18 anos, a dificuldade se transformou em motivação: após três anos de preparação, foi aprovada em 15 universidades no exterior, incluindo uma bolsa de 98% na University of Evansville, no estado de Indiana, nos Estados Unidos. 

    Com Evansville, foram 13 faculdades nos Estados Unidos, incluindo nomes como a University of Michigan, Florida Institute of Technology e Loyola University in Chicago. Além das universidades americanas, Stein foi aceita na Middlesex University in Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e na Griffith…

    ler mais
  • Com foco em recuperar a saúde bucal e o sorriso das brasileiras e brasileiros que mais precisam, o Governo Federal retomou o programa Brasil Sorridente. Nesta segunda-feira (8/5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o projeto de lei nº 8131/17, que institui a Política Nacional da Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a sanção, a política estabelece de imediato o credenciamento de quase 3,7 mil equipes de saúde bucal, a ampliação do número de laboratórios de prótese e serviços especializados, a aquisição de unidades odontológicas móveis…

    ler mais
  • Nada melhor do que começar a semana com boas notícias! Nesta segunda-feira (08), durante visita à sede do PSD em Salvador, o prefeito Birinha Levi e o vereador Marcão conseguiram assegurar R$1 milhão para serem investidos na Saúde do município. Maravilha! O recurso será destinado pelo senador Otto Alencar. “Já fizemos muito e vamos fazer muito mais”, prometeu Otto, presidente estadual da legenda e grande amigo da cidade. De acordo com Birinha, durante a bem-sucedida reunião, outros assuntos de grande relevância social foram…

    ler mais
  • A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou neste domingo (7) que infecções pelo vírus Sars-COV 2, responsável pela covid-19, vão continuar ocorrendo e que o momento é de fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação. Segundo ela, o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, os cuidados devem ser mantidos. “É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas”, destacou a ministra em cadeia de rádio e televisão. ler mais

  • O turismo baiano se mantém em expansão, como demonstram estudos relativos a fevereiro de 2023, no período do Carnaval, na alta temporada. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia superou em 5,4% a média nacional, nas atividades turísticas durante o mês, em relação ao mesmo período de 2022. O crescimento do estado foi de 20,2%, enquanto o país registrou 14,8%. Já no levantamento sobre a receita no setor, a Bahia cresceu 36%, superando também o índice nacional, que ficou em 34,1%.  

    “Esses números são o resultado de um planejamento do Governo do Estado, que comandou…

    ler mais
  • O deputado estadual Cafu Barreto solicitou aos superintendentes da Caixa Econômica Federal, Ismael Boaventura Neto e Eduardo Murta, apoio para implantação de agências do banco em Ibititá e no Distrito de Salobro, em Canarana. A indicação será publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) neste sábado (06), tendo em vista o Desenvolvimento Econômico da Grande Região de Irecê e a facilidade de acesso à diversos serviços de interesse público, como programas sociais e crédito para Produção Agrícola e Habitação.

    Na justificativa, Cafu argumenta: “mesmo…

    ler mais
  • Por Bruno Leal

    Era madrugada do dia 25 de janeiro de 1835 quando estourou, na Bahia, a chamada “Revolta dos Malês”, uma insurreição inédita feita por escravizados, a maioria muçulmanos e de origem africana. Um dos objetivos principais dos escravizados era tomar a cidade, obter liberdade religiosa e derrubar o regime de escravidão. A revolta foi massacrada, mas o episódio foi histórico, assustou senhores em toda a América do Sul e teve muitos significados políticos que perduram até hoje.

    A incrível história dos “Malês” já foi tema de muitos artigos,…

    ler mais
  • As ações desenvolvidas pelo Projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido, para o desenvolvimento rural e combate à fome, em 32 municípios baianos, têm sido referência para outros países. O Projeto é o segundo colocado como melhor em execução no ranking de mais de 200 iniciativas cofinanciadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) no mundo. Representantes do Pró-Semiárido receberam a visita da Oficial de Programa do Fida em Bangladesh, Mariel Zimmermann, que foi até o município de Uauá, no Sertão baiano, conhecer as experiências com…

    ler mais
  • Bichos como ratos, baratas, mosquitos e escorpiões não são muito agradáveis, certo? Eles tendem a aparecer com mais frequência quando acumulamos lixo, entulho, e resíduos orgânicos em casa, buscando alimentos. É claro que o aparecimento dessas pragas também está associado a fatores como a chuva, o calor e a falta de saneamento básico, mas a limpeza dos ambientes internos também ajuda a afastá-las. Os maus hábitos de gestão de resíduos se tornam um grande problema, se pensarmos na quantidade de lixo doméstico gerado todos os dias. O descarte de lixo, quando incorreto, é prejudicial ao solo e aos coletores, que acabam…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024