bannerfull
  • Com uma safra superior a 1.500 toneladas, a cidade de Ibititá foi a maior produtora de mamona da Bahia, de acordo com dados do Censo Agropecuário 2017. O Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola realizado pelo IBGE é a “principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país”. Graças ao apoio técnico e institucional da gestão Cafu Barreto, Ibititá ainda figura como a quinta maior produtora de tomate rasteiro, com quase sete mil toneladas. Além disso, segundo o mesmo Censo Agropecuário, o município é o nono maior produtor de cebola do estado,…

    ler mais
  • As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual 31,14%, depois o Sudeste (31,02%), Sul (30,84%), Nordeste (30,30%) e Norte (29,75%). Pela legislação, 30% é o percentual mínimo de candidaturas do sexo feminino por partido. Em 2014, as mulheres representavam 8,1 mil, ou 31,1% das candidaturas. Apesar da baixa evolução, analistas políticos consideram positivo o percentual registrado e observam mudanças na forma como as eleitoras devem escolher seus candidatos. De acordo com os dados…

    ler mais
  • O Ministério Público (MP) Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Bahia emitiu recomendação, no dia 8 de agosto, a todas as emissoras de rádio e TV do estado da Bahia. O documento recomenda a não veiculação, por parte das emissoras, de programas, propagandas e opiniões favoráveis ou contrárias a candidatos, partidos e coligações durante o período de campanha das eleições 2018. De acordo com o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Cláudio Gusmão, esses ilícitos, que têm ocorrido com frequência nas últimas campanhas eleitorais, afetam o equilíbrio na disputa…

    ler mais
  • Por Cláudia Cardozo / Francis Juliano// Reprodução Bahia Notícias

    O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, negou o pedido de liminar da prefeitura de Irecê, no centro norte, que queria a volta às atividades de nove pessoas apontadas como parentes do prefeito Elmo Vaz. A medida, postada nesta terça-feira (14), mantém o afastamento dos implicados. Na argumentação contrária à medida, a gestão local disse que apenas Paulo Eugênio Matos Amaral, engenheiro civil, é parente do prefeito e ocupava um “cargo de natureza política”, no caso secretário de infraestrutura. Ainda…

    ler mais
  • Nesta terça-feira (14), o prefeito Cafu Barreto confirmou a manutenção do ato cívico em homenagem aos heróis e heroínas da Independência do Brasil e prometeu novidades “para deixar a festa ainda mais bonita e atrativa para toda a família”. “Quero dizer que vamos tomar todas as providências para realizar um desfile digno da nossa tradição. É nosso dever cívico enaltecer a Independência do Brasil e transmitir o amor pela pátria às novas gerações”, afirmou o gestor.

    A equipe pedagógica da Secretaria de Educação tem a missão de envolver toda a comunidade escolar…

    ler mais
  • A Superintendência de Trânsito e Mobilidade (STM) de Irecê está instalando radares fixos para a fiscalização de velocidade em vias de grande movimento do município. A ação faz parte do trabalho de organização e monitoramento do trânsito que a STM está promovendo de forma estratégica, com foco no aumento da segurança para pedestres e condutores. Sinalização específica de fiscalização eletrônica e limites de velocidade permitidos também fazem parte da implementação.

    Os radares foram instalados primeiramente nas Avenidas Santos Lopes, 1º de Janeiro e Raimundo Bonfim,…

    ler mais
  • O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (07/08), julgou parcialmente procedente a denúncia formulada por vereadores do município de João Dourado, Carlos Átila Araújo da Silva, Cristiano Oliveira de Souza, Élcio Loula Dourado e Rute Pereira Borges, contra o prefeito Celso Loula Dourado pela prática de nepotismo. Ao longo dos últimos sete meses, o gestor agraciou 13 parentes seus e de seus secretários municipais com cargos municipais. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, aplicou multa no valor de R$8 mil e determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual para que…

    ler mais
  • Nesta terça-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu Aviso de Baixa Umidade em diversas regiões do país, incluindo a Chapada Diamantina e mais as regiões Oeste, Nordeste e Norte da Bahia, onde fica localizado o Território de Irecê. O grau de severidade foi considerado como “Perigo Potencial”, com risco de incêndios florestas e possibilidade de danos à saúde da população. De acordo com o INMET, a umidade relativa do ar tem variado entre 30% e 20%, quando o ideal para o corpo humano é entre 40% e 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

    Em toda a Bahia são mais de 100 cidades…

    ler mais
  • A Administração Municipal de Uibaí traz mais uma excelente notícia: nesta terça-feira (7), durante evento realizado na Câmara de Vereadores, o prefeito Birinha e beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) assinaram contratos para construção de moradias populares na cidade. Graças ao empenho e a responsabilidade social da gestão Birinha, 49 famílias serão contempladas nesta primeira faze do programa, que pretende reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população da zona rural. 

    As obras serão executadas pela Associação Comunitária…

    ler mais
  • Com gols dos craques Jefferson, Juninho, Saci e Jarbas, a seleção de Ibititá passou fácil por Lapão, na última sexta-feira (3), pelo placar de 5 a 2 e confirmou vaga na final da V Copa do Sertão. Agora, Ibititá vai jogar contra a seleção de Canarana, em partidas de ida e volta que ainda não têm datas definidas. Até o momento, Jefferson é o artilheiro da competição regional de futsal, com 12 gols, dois dos quais foram marcados na sexta contra Lapão. “Parabéns aos nossos atletas e a toda comissão técnica. A cidade inteira se orgulha de vocês... Ibititá está muito bem representada”,…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2018