bannerfull
  • Neste sábado (23), acontece a abertura oficial da 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que vai até o dia 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. Este ano, além dos produtos já conhecidos como as cervejas artesanais de umbu e de licuri, linguiça de tilápia,  iogurte de café, umbu e licuri e licuri caramelizado, a feira traz novidades como cerveja de maracujá da Caatinga, iogurte de abacaxi, cosméticos feito à base de mel, drinks de café, chopp de licuri, de cupuaçu  e de mel de cacau,  barras de chocolate com pimenta, gengibre e muito mais. Considerado o maior evento de comercialização…

    ler mais
  • Após laudo da Polícia Técnica, o fisco impediu o estabelecimento de operar, fazendo o mesmo com outros três postos do mesmo proprietário. De gasolina, quase só havia o nome no produto contendo mais de 90% de etanol anidro, à venda em um posto do município de Anguera, Centro-Norte baiano. Flagrado pela Operação Posto Legal, o estabelecimento  localizado na BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, teve suas bombas lacradas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), e após a confirmação da fraude por laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) a sua inscrição no ICMS foi suspensa pela Secretaria da…

    ler mais
  • Por Jairo Costa Júnior 

    Os quatro desembargadores e os dois juízes afastados ontem do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) por suspeitas de envolvimento no esquema de venda de sentenças investigado pela Operação Faroeste movimentaram, desde 1º de outubro de 2013, cerca de R$ 105 milhões em suas contas bancárias. Os valores constam na decisão em que o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autoriza a ação contra a cúpula do TJ e foram baseados em relatório elaborado pela Polícia Federal a partir da quebra dos sigilos bancários dos alvos…

    ler mais
  • Uma nova pesquisa de avaliação aponta que o Governo Cafu Barreto tem aprovação de 73,9% em Ibititá, levando em conta os percentuais ótimo, bom e regular. Além disso, no campo político, 41,3% dos entrevistados disseram que votam em candidato indicado pelo prefeito - o que evidencia a credibilidade da atual gestão. 

    O levantamento foi realizado pela Âncora Pesquisa e Marketing entre os dias 12 e 14 de novembro, com 356 questionários aplicados na sede e na zona rural. O intervalo de confiança é de 95%. Dentre todos os nomes assinalados no estudo, o advogado Afonso Mendonça…

    ler mais
  • Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta terça-feira (12), o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) questionou a Portaria do Inema Nº 19.452/19, que determina aos usuários de poços tubulares que possuem autorização para uso de recursos hídricos, a outorga de água, a instalarem hidrômetros e tubulação de monitoramento de saída de água, nos casos de poços para consumo humano, para que o estado faça a coleta e as análises necessárias de potencial de contaminação desses poços.

    Membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural da…

    ler mais
  • "O último a sair apaga a luz". É impossível determinar, ao certo, o autor dessa célebre frase. Mas, quem diria, ela se aplica perfeitamente a atual fase do governo Hipólito Rodrigues em São Gabriel. Na sede ou na zona rural, o grupo político liderado pelo prefeito e pelo pai Zé Carlos da Cebola vem se esfacelando desde o ano passado. Uma das baixas mais importantes foi a do empresário Normandes Rocha (foto abaixo), filho do celebrado ex-prefeito Raimundinho Rocha. Agora, dando sequência…

    ler mais
  • Professores e dirigentes de creches comunitárias da capital e do interior do estado participaram do 9º encontro do Projeto Mais Infância 2019, promovido na manhã deste sábado (9), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador. Além da apresentação de alunos das creches beneficiadas pela iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a edição promoveu palestras e oficinas e teve com um dos temas o enfrentamento do racismo entre as crianças. “Hoje, aproveitando o novembro da conscientização, do enfrentamento ao racismo, a gente traz esse tema para que os professores preparem as crianças para não…

    ler mais
  • Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população. Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, estão no topo de uma lista de 271 municípios baianos (veja lista no final da matéria) em que se encontrou pelo menos um agrotóxico na água que abastece as torneiras das cidades. Obtidos em uma investigação conjunta pela ONG Repórter Brasil, da Agência Pública e…

    ler mais
  • Os estudos de mais de uma década sobre a restinga do Litoral Norte da Bahia foram reunidos no livro Restinga – Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia (Barro de Chão, 2019). Com autoria coletiva, a publicação traz os resultados das pesquisas e monitoramento realizados ao longo dos últimos 15 anos, especialmente sobre répteis e anfíbios. Em 572 páginas, a publicação ressalta toda a dinâmica e beleza da biodiversidade local e contará com distribuição gratuita para pesquisadores, moradores da região, universidades, escolas…

    ler mais
  • É campeão!! Com alcance de 210,6 m, os discentes Rodrigo Alberto Sousa, Andjise Araujo e Werlys Oliveira, 3º ano do curso de Informática, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê, foram campeões na 22ª Jornada Nacional de Foguetes. A Jornada aconteceu no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 01 de novembro de 2019, na cidade de Barra do Piraí, e teve participação de 48 instituições de ensino de várias regiões do país. A competição é integrada às atividades da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) na qual participam alunos do ensino fundamental…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020