bannerfull
  • As amêndoas de castanhas de caju, produzidas por agricultores familiares da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), conquistaram o público da 47° ABAV Expo Transforma, consolidada como uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil, que acontece até esta sexta-feira (27), no Expo Center Norte, na Vila Miguel, em São Paulo. Os produtos da Cooperacaju estão à disposição dos visitantes no Espaço Empório Gastronômico: Sustentabilidade e Agricultura Familiar. No local, o ministério do Turismo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta uma mostra da gastronomia…

    ler mais
  • The Intercept Brasil - Publicamos hoje mais uma história exclusiva sobre a corrupção no judiciário brasileiro. Depois de uma longa investigação encontramos 21 casos em que juízes e desembargadores foram investigados pelo CNJ, o Conselho Nacional de Justiça, por venda de sentenças. Os valores de uma decisão judicial no Brasil podem variar de R$ 750 a R$ 400 mil. E qual a punição para esse crime? Aposentadoria com salário. Uma das histórias que contamos aconteceu em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador.…

    ler mais
  • Duas partidas amistosas marcaram a reinauguração da quadra de Pedra Lisa, zona rural de Ibititá, nesta sexta-feira (27). No primeiro jogo, o time masculino Beira Rio, do Bairro Riacho, venceu os anfitriões por 7 a 4. Já a equipe feminina da sede foi implacável: venceu as donas da casa por 14 a 0, num ataque comandado pelas irmãs Maria e Shirlei Oliveira de Souza. Apesar das disparidades, todo mundo ganhou troféu! E o mais importante é que o principal equipamento esportivo da comunidade foi completamente recuperado com nova pintura, redes, alambrado e refletores com lâmpadas de vapor.

    Após a integração esportiva, o prefeito Cafu Barreto,…

    ler mais
  • Na noite desta segunda-feira (23), a segunda edição do ano do Mulher com a Palavra reuniu, no palco da Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, a atriz Leandra Leal, a cantora Liniker e a historiadora Giovana Xavier. Sob o olhar atento de mais de 1,5 mil pessoas, as convidadas conversaram sobre o tema ‘Arte, Pensamento e Resistência’ e também relembraram momentos marcantes de suas carreiras. Com mediação da jornalista Rita Batista, esta foi a primeira vez, em quatro anos do Mulher com a Palavra, que o evento teve a participação de uma mulher trans: Liniker. Na ocasião, a cantora reforçou a importância dos debates protagonizados por mulheres.…

    ler mais
  • O governador Rui Costa acompanhou, na manhã desta terça-feira (24), a apresentação da companhia aérea JetSmart, que passa a operar voos internacionais em Salvador a partir de 27 de dezembro com destino a Santiago, no Chile. As passagens estarão disponíveis para compra no site da empresa ainda nesta terça-feira. Com a inserção no mercado nacional, o Brasil passa a ser o quarto destino internacional da companhia sul-americana. “Além de ser um novo vôo que permite esse intercâmbio entre a Bahia e o Chile, me entusiasma ser uma companhia de baixo custo, que vai possibilitar que novos passageiros possam voar, a preços mais baixos que de trechos…

    ler mais
  • Em janeiro deste ano, a espera por Justiça dos moradores de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, que já dura 17 anos, ficou mais próxima de ter um fim. A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que a mineradora Plumbum, a União e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) são culpadas pelos danos ambientais e humanos decorrentes da contaminação por chumbo e cádmio no município. O CORREIO flagrou que uma obra da prefeitura da cidade desenterra resíduo tóxico de chumbo. Poucos meses antes da decisão do TRF1, em dezembro de 2018, a 11ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná, condenou a mesma…

    ler mais
  • Um vento frio cortante corre no povoado de Ladeira Grande, zona rural de Casa Nova (BA), em uma manhã do início de agosto. Homens vestem os seus raros agasalhos, mulheres enrolam lenços na cabeça e famílias inteiras sobem na carroceria de um caminhão. Juntos, os camponeses vão ao cemitério do povoado, onde rezam para uma vizinha que havia morrido sete dias antes. É assim desde o tempo dos seus pais, avós e bisavós dos moradores locais, que há gerações ocupam a mesma porção da terra arenosa e formam comunidades de fundo e fecho de pasto. Este sentimento de comunidade, contudo, corre o risco de se dissolver frente à possibilidade…

    ler mais
  • A vida de Belchior vai virar uma série de ficção que será produzida pela Urca Filmes e pelo Canal Brasil, com previsão de estreia em 2021.  Baseada na biografia escrita por Jotabê Medeiros, "Belchior — apenas um rapaz latino-americano", a obra vai mostrar Belchior ainda jovem e anônimo, em 1966, quando largou o Mosteiro dos Capuchinhos, no Ceará, para tentar o sucesso como cantor no Rio de Janeiro. Ao longo de seis episódios, a série chega até a fuga do cantor que, já bem-sucedido, deixa família, fama e estabilidade para viver um misterioso autoexílio no Uruguai. Ainda sem definição sobre o ator que viverá…

    ler mais
  • Em um momento no qual o investimento na ciência está cada dia mais escasso, cientistas buscam novas formas para continuar trabalhando no país. É neste cenário que o pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Helinando Pequeno, junto ao seu grupo de pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está desenvolvendo um novo tipo de laser flexível que conta com baixo valor de produção e poderá servir à toda área de engenharia, medicina, entre outros. 

    O laser, que pode ser utilizado para esterilizar equipamentos e possui diversas outras funções, foi baseado em estudos de…

    ler mais
  • A agricultura familiar da Bahia está presente na 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), o mais importante evento focado nas relações entre os dois países, que teve início neste domingo (15) e segue até esta terça-feira (17), no Centro de Convenções, em Natal, Rio Grande do Norte. No estande do Governo do Estado da Bahia, produtos como os chocolates da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, doces e cerveja de umbu da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc),  Banana da Terra…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019