bannerfull
  • Nesta segunda-feira (05), após o triunfo do Bahia contra o Flamengo na Fonte Nova por 3 a 0, a cidade de Irecê amanheceu com céu nublado e umidade relativa do ar em 73%, o que é uma excelente notícia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.  

    Tempo seco e baixa umidade dificultam a dispersão de gases poluentes, provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando as pessoas mais vulneráveis a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.

    Em Irecê, ao longo do dia, a temperatura varia entre 17ºC e 26ºC. Apesar das…

    ler mais
  • A retomada do crescimento produtivo da mandioca no Território Identidade Extremo Sul desponta como um caminho promissor para os agricultores familiares, que estão encontrando nessa cadeia uma forma de garantir emprego e geração de renda. Com o Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PATM), executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), agricultores familiares estão recebendo mudas de mandioca dos novos maniveiros implantados no território. Coordenadora do PATM e colaboradora da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf)…

    ler mais
  • Nesta sexta-feira (02), já na primeira sessão ordinária após a posse, a presidente da Câmara Municipal de Ibititá, Maria Gilaide, apresentou o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 aos vereadores. A LDO é fundamental para a cidade, já que estabelece quais são as metas e prioridades do município para o próximo ano. Além disso, mostrando comprometimento e seriedade, a presidente forma as comissões temáticas da Casa, em respeito ao que determina o Regimento Interno. Com grande desenvoltura, como disse no discurso de posse, Gilaide não quer perder tempo e está com foco total no desenvolvimento de Ibititá.…

    ler mais
  • Dezenove municípios baianos vão ser contemplados com novas linhas de transmissão de energia elétrica. A empresa São Francisco Transmissão de Energia deverá investir R$ 630 milhões na construção das redes e gerar cerca de 100 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. O protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira (30) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). As linhas vão passar pelos municípios de Água Fria, América Dourada, Anguera, Antônio Cardoso, Biritinga, Cabaceiras do Paraguaçu, Cafarnaum, Feira de Santana, Irecê, Itapicuru, João Dourado, Morro do Chapéu, Nova…

    ler mais
  • O aplicativo móvel Zarc - Plantio Certo foi desenvolvido para que o produtor possa acessar de forma prática dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), e verificar as melhores datas de plantio de 43 culturas no Brasil. Por meio de quatro variáveis: município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas – até 20%, 30% e 40%. 

    Além de trazer as informações do Zarc, o aplicativo contempla dados disponibilizados pelo sistema Agritempo e pela plataforma AgroAPI Embrapa, oferecendo análises mais detalhadas sobre as condições…

    ler mais
  • Neste fim de semana, o Distrito de Hidrolândia, em Uibaí, foi palco para festividades e louvores em honra a Nossa Senhora Sant'Ana. Além da programação religiosa, que proporcionou momentos de fé e devoção, a Prefeitura Municipal também promoveu uma série de shows e fez a entrega de importantes obras de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

    “É um presente para nossa cidade”, afirmou o prefeito Birinha Levi. Durante três dias, Hidrolândia vibrou com shows de Marquinhos Matos, Gean - Filho de Zezo, Pagodão A Resposta, Léo Rios - o homem sem coração, Allan Júnior, Banda Mesa de Rico, Luxúria…

    ler mais
  • Além do rigor nutricional na produção da merenda, a Prefeitura de Ibititá incentiva os alunos da rede municipal de Ensino a ter hábitos alimentares saudáveis também fora do ambiente escolar. Diante do desafio, a nutricionista Marilla Cunha Alencar ministrou palestra na Escola Hermano Marques Dourado para “identificar as preferências alimentar dos alunos, estimular as crianças as repassarem as boas maneiras de alimentação saudável para casa, identificar a textura e os diferentes sabores dos alimentos; além de sensibilizar os meninos e meninas sobre a importância de evitar o desperdício”. Durante a atividade, no sentido de aproveitar…

    ler mais
  • Por Mariana Fonseca / Exame 

    A empresa brasileira de conteúdo infantil PlayKids foi fundada há seis anos e atende cinco milhões de usuários em 187 países. Para continuar crescendo, porém, precisa apostar nas novas preferências de seus pequenos usuários sem perder o que a trouxe até aqui: a preocupação com o conteúdo disponibilizado.

    A aposta da empresa para isso é em novo tipo de jogo. A estratégia consiste em uma mistura do jogo Minecraft, que pertence à Microsoft e tem quase 100 milhões de usuários mensais, a recursos que desenvolvem soft skills, como tomada de iniciativa e colaboração…

    ler mais
  • "Na margem do São Francisco, nasceu a beleza e a natureza ela conservou (...) Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina" , cantou Alceu Valença, talvez prevendo que essa região do Brasil, uma zona semiárida, localizada no Nordeste do país, se destacaria na produção agrícola com tamanha força. Hoje, o Vale do São Francisco é uma região rica em tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e conhecida pela produção das melhores frutas do mundo.

    Hoje, as frutas do São Francisco alcançam mercados como Estados Unidos, Canadá, países da Ásia, da Europa e África. Mais de 20% da produção…

    ler mais
  • Fernanda Lima / Correio*

    Depois de retornar de Brasília ao Capão, na Chapada Diamantina, intitulado um dos maiores médicos brasileiros pelo Ministério da Saúde, Áureo encontrou o lugar num alvoroço. Então, em meio ao falatório, um cachorro ergueu uma das patas e mijou sobre o doutor. “Não se deixe levar pelo orgulho”, disse um nativo, como se para explicar um acontecimento aparentemente banal. Dessas miudezas do cotidiano, das relações e da natureza, Áureo acredita que nasce a medicina.

    No quintal de casa, no distrito do município de Palmeiras, Áureo Augusto Caribé, o Doutor Áureo, 66,…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019