bannerfull
  • O decreto nº 9.685, de 15 de janeiro de 2019, amplia de modo ilegal e inconstitucional as hipóteses de registro, posse e comercialização de armas de fogo, além de comprometer a política de segurança pública - direito fundamental de todas as pessoas, especialmente no tocante ao direito à vida. A partir deste entendimento, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal, encaminhou nesta sexta-feira (18) à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, representação pela propositura de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra o referido decreto. ler mais

  • No último fim semana, veio à tona um vídeo em que o vereador de São Gabriel Ramilton Ribeiro dos Santos flagra um grupo (aparentemente de operários) removendo materiais da creche Olívio Alecrim - em construção no Bairro João Durval. Nas imagens é possível identificar um caminhão em frente ao local carregado de placas de granito. 

    Mas, de acordo com Bira, como é conhecido o vereador, no dia anterior a filmagem outro grupo também removeu fios, pias, caixas de disjuntores e outros elementos metálicos e de acabamento. “A suspeita que nós temos é que a empresa que executa a obra tá sem receber e…

    ler mais
  • Nesta terça-feira (22), a população ocupou o plenário da Câmara Municipal de São Gabriel para acompanhar a sessão que definiria o presidente, bem como toda a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019-2020. Mas, de forma surpreendente, a sessão foi suspensa por uma decisão liminar do juiz Danilo Augusto e Araújo França, da 1ª Vara da Comarca de Irecê, em favor da vereadora Elian Martins de Matos, que alegou não ter sido notificada sobre a realização do pleito. A disputa pelo controle da Câmara se arrasta desde o final do ano passado, quando a base aliada do Governo Hipólito tentou barrar a candidatura de Ninho de Enock,…

    ler mais
  • O pacato município de Santa Inês, no Centro-sul baiano, se prepara para se tornar em breve a “cidade dos dinossauros”. A inspiração vem de um artista local fascinado pelo filme “Jurassic Park” (1993), do diretor de cinema americano Steven Spielberg. Há dois anos, réplicas em tamanho real de animais pré-históricos nacionais ganham as praças da cidade de 10 mil habitantes, entre eles o Pycnonemossauro (Abelissauridae), carnívoro que viveu no Centro-Oeste do Brasil há 70 milhões de anos, no período Cretáceo. A réplica em Santa Inês tem 8,5 metros de comprimento. Andando pela cidade se vê ainda o Irritator…

    ler mais
  • Começa a ser pago nesta quinta-feira (17) o abono salarial PIS do calendário 2018-2019, ano-base 2017, para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal. Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, para quem tem final da inscrição 5. A estimativa da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, é que mais de R$ 2,8 bilhões sejam pagos a aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores. De acordo com o calendário, os nascidos entre janeiro e junho receberão o PIS no 1º trimestre. Em qualquer situação,…

    ler mais
  • O período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado dos brasileiros em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para prevenir picadas. No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras…

    ler mais
  • Para dar mais conforto aos residentes, a Prefeitura Municipal promoveu a reforma da Casa de Estudantes de Ibititá (CEIBIT) em Salvador, que atualmente abriga 15 estudantes. A residência passou por uma completa requalificação da parte estrutural e também foi submetida à revisão da parte hidráulica e elétrica. Além de melhorar a infraestrutura da casa, o objetivo, segundo a Secretaria de Educação, é garantir a segurança e a comodidade dos residentes para que todos possam se dedicar aos estudos sem nenhum tipo de preocupação. A CEIBIT Salvador é localizada num bairro estratégico da cidade, com acesso facilitado ao sistema…

    ler mais
  • No dia 1º de abril de 2012 chegou às bancas uma edição da revista Veja com uma reportagem acusando o ex-assessor do Ministério da Saúde, Edson Pereira de Oliveira, de ter recebido propina para nomeação de servidores no Ministério. A notícia deu origem a dois procedimentos investigativos, um administrativo através da CGU e outro pela Polícia Federal.  Dr. Edson, como é mais conhecido, foi candidato a Deputado Federal pela região de Irecê em 2006 e a prefeito de Ibititá no ano de 2008. Passados quase sete anos da publicação, Dr. Edson comemora o fato de ter se encerrado uma longa investigação feita pela…

    ler mais
  • Carro-chefe da produção agrícola no oeste da Bahia, a soja bateu recorde na safra 2017/18, alcançando a marca histórica de 6,3 milhões de toneladas do grão e uma produtividade média de 66 sacas por hectare - um incremento de 22,2% em relação à safra anterior. Os números quebram todos os recordes desde a implantação de lavouras da oleaginosa na região. Os resultados positivos desta safra influenciam no clima de otimismo para o próximo ciclo, que, apesar de sofrer uma pequena redução da área plantada, não deve registrar variação expressiva na produção, já que a alta produtividade…

    ler mais
  • "Talento nato". É assim que o policial militar baiano Josué dos Santos fala cheio de orgulho do filho, Jhonatan de Araújo, de 10 anos, que passou nas seletivas do balé Bolshoi, em Joinville (SC), sem nunca ter feito uma aula de balé. Para ir e se manter em Santa Catarina, a família teve de fazer uma vaquinha virtual. A família é de Salvador, mora no bairro São Gonçalo do Retiro. Casado com a dona de casa Denise dos Santos, Josué teve quatro filhos. Três meninas e um menino. O PM conta que todos sempre perceberam o talento de Jhonatan, pois além de dançar com as irmãs, ele faz alongamentos desde os quatro anos. 
    ler mais

Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019