bannerfull
  • Os territórios quilombolas brasileiros figuram na lista de áreas com menor desmatamento do país. Segundo levantamento divulgado pelo MapBiomas, no período de 1985 a 2022, a perda de vegetação nativa nesses territórios foi de 4,7%, enquanto áreas privadas registraram porcentagem de 25%. Conforme ressalta o MapBiomas, foram destruídos 240 mil hectares de vegetação nativa, ao longo dos 38 anos analisados. Territórios quilombolas titulados ou com processo de titulação em andamento totalizam 3,8 milhões de hectares, que correspondem a somente 0,5% do território nacional. De acordo com o MapBiomas, há bastante diferença…

    ler mais
  • O Partido dos Trabalhadores filiou o ex-deputado federal Tito após diversas negociações e intensos diálogos do ex-parlamentar com o Diretório Municipal de Barreiras. Com a filiação do ex-deputado, que apoiou o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula nas eleições gerais de 2022, o partido avança para fortalecer seus quadros com novas lideranças alinhadas ao seu projeto político na cidade. Presidenta do PT de Barreiras, que deu início às negociações para filiação do ex parlamentar à legenda, a Professora Nilza Martins afirmou que a chegada de Tito representa o início de uma caminhada para…

    ler mais
  • Em diversas culturas espalhadas ao redor do mundo, o 7 é considerado um número mágico. Independente de crenças e costumes, até mesmo entre céticos, o 7 carrega enigmático fascínio. Na reta final do ano, nada é mais universal do que refletir, traçar perspectivas e se apaixonar por novos planos. Nos últimos 7 anos, o que você fez de significativo? O que mudou na sua vida? Qual marca deixou? Se tais perguntas fossem feitas a Irecê... As respostas poderiam resultar num livro sobre Desenvolvimento Social, Econômico e Cultural. Mas, o livre exercício também seria capaz de produzir uma extraordinária publicação técnica,…

    ler mais
  • A água, o sol, o vento e a biomassa. Sabe o que esses elementos juntos significam? Todos são fontes renováveis e representam, aproximadamente, 93% da capacidade instalada para geração de energia elétrica na Bahia. O trabalho realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para ampliação da participação dessas fontes na produção energética vem tornando o território baiano destaque no cenário nacional, principalmente na eólica e solar. Quando o assunto é energia eólica, a fonte é a que possui a maior capacidade instalada para geração de energia elétrica…

    ler mais
  • A Pesquisa Multy Vox ouviu 998 pessoas entre os dias 20 e 21 de dezembro para monitorar o panorama político em Ibititá visando a disputa eleitoral de 2024. A empresa pesquisou três cenários diferentes: Quando perguntado em quem votaria se eleição fosse hoje e os candidatos fossem Afonso Mendonça e Cafu Barreto, o atual deputado estadual aparece com 47% contra 35% do oponente. Outros 18% não souberam responder.

    A Multy Vox também ouviu a opinião das pessoas caso os candidatos fossem Celson Marques e Afonso Mendonça. Neste cenário, o vereador Celson aparece com 43% contra 40% de Mendonça; 17% não souberam responder. O terceiro confronto…

    ler mais
  • A onda de calor que atinge o Brasil desde setembro de 2023 já está causando danos à produção agrícola em algumas regiões do país. Segundo a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, as temperaturas acima de 40°C estão prejudicando o crescimento das lavouras, o que pode levar a uma redução da produtividade e, consequentemente, a um aumento dos preços dos alimentos. A onda de calor está afetando principalmente as lavouras de milho e soja da segunda safra, que é plantada no segundo semestre do ano. Essa safra é responsável por cerca de 70%…

    ler mais
  • Brasília (DF) – Uma das estratégias prioritárias do Governo Federal, a produção agrícola irrigada recebe apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio das debêntures incentivadas. O instrumento é um título privado de renda fixa que permite às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os recursos são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores. O ministro Waldez Góes falou sobre o potencial do setor de irrigação…

    ler mais
  • O decreto nº 445, de 19 de dezembro, publicado no Diário Oficial de Ibititá, é um documento que, sem dúvida alguma, entra para a história da Administração Pública baiana. Numa só “canetada”, a prefeita Nilvinha dos Santos demitiu todos “agentes políticos” e ocupantes dos “cargos de provimento em comissão e função de confiança”. No texto, ela sustenta a “necessidade de adoção de medidas imediatas para redução de despesas com pessoal”, sob o pretexto de “reanalisar a estrutura para melhor utilizar todo o quadro de servidores”. O decreto exclui apenas 87…

    ler mais
  • Como parte da estratégia municipal de fortalecimento de vínculos e fomento da Cultura, na última sexta-feira (08), a Gestão Elmo Vaz promoveu o acendimento da árvore e a inauguração da iluminação natalina. O evento contou com a presença de centenas de pessoas, que prestigiaram a magia do Natal, através de um lindo evento realizado na Praça da Prefeitura. Instalada no “coração” da cidade, a árvore tem 13 metros e possui 162 fios com 32.400 micro lâmpadas. Com o tema Irecê Encantada de Natal, a decoração especial se divide entre a Praça da Prefeitura, Calçadão, além de outros…

    ler mais
  • "Nada mais do que justo e merecido", afirmou Cafu Barreto (PSD), ao comemorar o repasse de R$ 8,7 bilhões do Governo Federal ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O anúncio oficial, feito nesta quarta-feira (29) pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, também se destina a cobrir perdas de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Já fui prefeito e sei muito bem das dificuldades! Essa situação extrapola a administração pública e acaba afetando, em maior parte, à população mais carente. Agora, teremos um fôlego extra para fechar…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024