bannerfull
  • A estudante Maria Carolina, de apenas 17 anos, conseguiu um feito quase inimaginável: foi aprovada em medicina em seis universidades do país, sendo que cinco delas são públicas. A soteropolitana, que pretende “fazer a diferença na vida das pessoas”, passou nos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Com tantas opções, resolveu continuar em Salvador e realizar o sonho de estudar na Ufba. Como a façanha foi possível?…

    ler mais
  • Após grande repercussão negativa e registro de um Boletim de Ocorrência, a vereadora Núbia Araújo (PP) decidiu convocar uma coletiva e se desculpar por ter chamando o estudante João Felipe Lacerda, 21 anos, de “bicha louca” durante ocupação da Câmara Municipal de Barreiras, no oeste do Estado. "Muitas vezes, no calor de alguns embates, acabamos por proferir palavras que saem de nossa boca, mas não de nossa alma", disse a vereadora nesta terça-feira (25), que também acrescentou: "a última sessão foi bastante conturbada e, no clamor das discussões, acabei fazendo uma declaração infeliz. Portanto, quero…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Como havia sido antecipado pelo Sertão Baiano, nesta terça-feira (25), com base na série de matérias publicadas pelo site, o deputado Carlos Geilson (PTN) levou ao conhecimento da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a situação da rede estadual de ensino na cidade de Irecê. Durante apresentação, o parlamentar mostrou os problemas envolvendo a falta de pagamento dos terceirizados e prestadores de serviço, a insegurança nas escolas e a irregularidade na entrega da merenda escolar. Neste último tópico, Geilson citou a possibilidade de redução da carga horária…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    A Direção Nacional do PDT realizou, nesta terça-feira (25), em Brasília, reuniu para discutir o posicionamento da legenda nas eleições deste ano na Bahia. O encontro terminou sem nenhuma definição. Oficialmente, o PDT segue em “cima do muro”: a executiva estadual, liderada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior, mantém “namoro” com o projeto governista de continuidade. Mas, outra ala - que tem o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, como baluarte - segue literalmente com as “barbas de molho”. “Estamos analisando o que é melhor para nossos deputados, prefeitos e coligação.…

    ler mais
  • Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Ibititá concluiu a primeira etapa de instalação dos novos coletores de lixo. Os equipamentos de limpeza pública foram instalados na Rua Dois de Julho e na Praça Urbano Macedo, no Centro. A segunda etapa já está em andamento e a expectativa é de que os coletores sejam instalados nos distritos de Canoão e Feira Nova até o final de semana. As novas lixeiras - que serão distribuídas em toda sede e zona rural - fazem parte do programa Ibititá “Cidade Limpa, Povo Educado”. O projeto agrega serviços de limpeza pública com campanhas educativas para conscientizar…

    ler mais
  • Após o fracasso das negociações com o Governo do Estado, trabalhadores da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, pararam as atividades por tempo indeterminado nesta segunda-feira (24). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia (Sintagri - BA), o indicativo havia sido feito após audiência de conciliação no TRT/BA – 5ª região. “Essa greve é resultante da recusa do governo do estado da Bahia em dar continuidade às negociações que já duram um ano e meio. O estado resolveu colocar…

    ler mais
  • Uma câmera de segurança instalada num mercadinho em Teixeira de Freitas, extremo sul do Estado, flagrou o momento em que dois homens assaltaram o estabelecimento, no último domingo (23), na periferia da cidade. Os bandidos chegaram de moto, um deles desceu e invadiu o mercadinho com arma em punho. Enquanto isso, o comparsa esperava calmamente do lado de fora. Pouco depois, já com o dinheiro do caixa em mãos, os bandidos fugiram. Durante a ação, testemunhas acompanharam tudo do lado de fora. Mas, ninguém se feriu. A quantia roubada não foi divulgada. As imagens foram entregues à Polícia Civil, que tem a missão de identificar e prender os assaltantes. De acordo…

    ler mais
  • A presidenta da Petrobras, Graça Foster, vai encaminhar nos próximos dias à Coordenadoria-Geral da União (CGU) esclarecimentos sobre a compra, pela companhia, da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A informação é do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage. Ele explicou que o órgão já vinha acompanhando a operação por meio da área de auditoria, mas após a nota do Palácio do Planalto com o posicionamento da presidenta Dilma Rousseff, que indica omissão de informações ao Conselho Administrativo, por parte de um diretor da Petrobras, a controladoria não poderia deixar de determinar a apuração das…

    ler mais
  • A primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) registrou 527.730 inscritos. A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para esta terça-feira (25). O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de inscritos (111.282), seguido de Minas Gerais (100.738) e São Paulo (88.586). Como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o número de inscrições pode chegar a 1.016.211. O resultado da segunda chamada deve sair no dia 1º de abril. Depois das duas chamadas, todos aqueles que concluíram o ensino médio poderão…

    ler mais
  • Apesar de ter apenas 10 meses de vida, a pequena Mary Lynne Leroux, do Canadá, se tornou um dos bebês mais famosos do mundo, graças a um vídeo postado no YouTube. Nas imagens, ela se emocionada e chega a chorar quando ouve a mãe cantando uma balada de Rod Stewart. O caso foi parar no Fantástico, da Rede Globo, que acompanhou mães cantando para bebês numa creche, onde as crianças têm a mesma idade de Mary Lynn. “As crianças nessa idade estão com isso bem desenvolvido, essa capacidade de explorar o ambiente ter a noção de que alguns sons representam coisas. Ela então já tem uma capacidade de atenção bem maior”,…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2017